terça-feira, 10 de novembro de 2009

Troca de Funções

Já imaginou se um gerente de sua empresa trocasse suas atividades diárias pelo serviço de jardinagem? Ou se recepcionista passasse o dia junto ao pessoal do almoxarifado? Ou mesmo se o mecânico estivesse cuidando das compras corporativas?


O que pode parecer estranho é, na verdade, uma prática que muitas empresas tem experimentado durante um dia do ano. A chamada Troca de Funções.


Esta é uma das formas mais interessantes para a conscientização da importância de todas as funções de uma empresa. Não existe função mais importante, existem funções diferentes, cada uma com sua atribuição.


Shoppings têm realizado esta idéia com freqüência, mas empresas de todos os segmentos perceberam uma oportunidade de sinergia entre os funcionários e começam a adotar esta prática com alguma regularidade.


Os benefícios são inúmeros!


Quando alguém de uma área completamente diferente entra numa atividade alheia, ela começa a pensar com seus valores e procedimentos sobre a atividade do outro.


Com isso, descobrem-se graus de dificuldades nunca imaginados, importâncias sobre toda a cadeia da empresa e, principalmente, idéias. O maior benefício desta prática é a reunião depois da experiência.


Ao discutir o que perceberam e conheceram, novas práticas são implementadas, novas formas de se trabalhar são sugeridas e quem ganha com tudo isso? A empresa!


São notórios os casos de mudança de equipamentos e produtos, pois só quem sente na pele a realidade de uma atividade pode, efetivamente, contribuir para a melhoria dela.


Um exemplo simples: quantas vezes uma compra é realizada apenas pelo produto de menor custo? Será que ele realmente cumpre a sua função? Uma simples troca de produto pode resultar em ganho de produtividade e eficiência de um setor. Pense nas vassouras...


Se todas as empresas adotassem essa prática, perceberiam que todas as informações são importantes, que um trabalho só é plenamente realizado porque alguém, em algum ponto distante, contribuiu silenciosamente para que ele pudesse trabalhar.


A área de informática não trabalha se o departamento de manutenção elétrica não lhe der suporte; nenhum diretor vai ter sua vaga no estacionamento se o pessoal patrimonial não cuidar da área; nenhum funcionário vai receber seu salário se o pessoal do departamento pessoal não cuidar de seus apontamentos... e por aí vai!


Que tal tentar em sua empresa?


Já “passou” um cafezinho hoje? Experimente...

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