quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sobre os Pais

Para entendermos o significado da palavra “Pai” é necessário uma revisão histórica, além de uma consulta aos dicionários.

Encontramos a origem da palavra no Latim (patre) e seu significado está atrelado ao sentido de genitor ou gerador, aquele que auxilia no processo de criação e de cuidados para com uma nova pessoa.

O Dia dos Pais, como hoje é celebrado, tem origem incerta, alguns atribuindo a antiga civilização babilônica, quando um jovem chamado Elmesu fez um cartão a seu pai, desejando-lhe saúde.

Comercialmente, esta data iniciou-se no século XX, quando uma jovem americana chamada Sonora Louise resolveu criar uma forma de homenagear seu pai. A idéia ganhou força e vários locais começaram a adotar idéia semelhante.

Curiosamente, se pararmos para perceber, utilizamos a palavra pai em inúmeras ocasiões, não restritas apenas aos nossos pais...

Existe o “Pai da Aviação” com Santos Dumont, o “Pai da Administração Científica” com Taylor, o “Pai da Medicina” com Hipócrates, o “Pai da Psicanálise” com Freud e, mais utilizada por quase todas as religiões: Deus, como o Pai Supremo.

O importante é perceber que todos estes (e muitos outros não mencionados) nos remetem a figura da criação, da iniciativa, da proteção, do mostrar um caminho valioso na aplicação prática das coisas; independente da área, temos alguém que é capaz de nos ajudar e de estar presente. Exatamente como fazemos quando recorríamos aos nossos pais pedindo ajuda.

Nos ambientes de trabalho, quando um coordenador, gerente ou diretor consegue trabalhar em sintonia com sua equipe, costumamos chamá-lo de “paizão”, pois é uma pessoa confiável, íntegra e que busca – sempre – o bem de todos os que estão em volta.

Acredito que ser pai é exatamente isso: estar imbuído das responsabilidades e, por prazer e amor ao próximo, consegue doar-se e buscar o melhor para aqueles que ele se sente responsável.

Tenho o prazer de diariamente ouvir a palavra “pai” de minha filha (hoje com sete anos). Certamente é a palavra mais doce que chega aos meus ouvidos e a mais pesada também. Ali tem meu maior tesouro, me chamando para ajudá-la, ensiná-la e compartilhar cada momento, cada medo, cada vitória, cada derrota, cada tristeza e cada alegria.

Que este dia seja um momento de paz para todos nós. Sejamos pais biológicos, de coração ou simplesmente tenhamos colaboradores que contam com nossa direção e nosso apoio.

O prazer da vida reside exatamente nas pequenas reflexões.

Um comentário:

Anônimo disse...

Belas palavras João,entre todos estes exemplos tenha certeza que sua pessoa está neles,e como sempre te falei te acho um bigue PAI para sua baixinha linda!!!!!!!!Beijos.