domingo, 20 de novembro de 2011

Geração Z

Um fato que venho chamado a atenção constantemente em minhas aulas é para este novo grupo de consumo, chamado pelo mercado de Geração Z.

Profissionais de todas as áreas devem conhecer um pouco mais sobre desta geração e suas principais características.

São várias as gerações e, em alguma delas, todos nós nos encaixamos:
  • A Geração Baby Boomer surgiu após a Segunda Guerra Mundial. São pessoas com mais de 45 anos, gostam de um emprego fixo e valorizam muito a experiência e o tempo de trabalho numa empresa.
  • A Geração X surgiu na década de 70. As pessoas desta geração têm entre 30 e 45 anos, uma de suas características é a segurança financeira.
  • A Geração Y é aquela das pessoas nascidas a partir de 1980, é adepta à tecnologia e está sempre na busca de novidades.
  • A Geração Z é composta por pessoas nascidas desde a segunda metade da década de 90 até os dias de hoje. Tem na internet a sua melhor definição, são pessoas que nasceram num mundo conectado.
Se fizermos um comparativo, veremos personalidades diferentes, com características e hábitos diferentes para cada uma das gerações.

Procure se lembrar de alguém famoso com mais de 50 anos, alguém com mais de 35 anos, outro com 25 anos e, por fim, alguém com uns 18 anos. Repare suas declarações, suas roupas, seus hábitos. Você verá pessoas completamente diferentes!

De igual forma, estas diversas gerações trabalham conosco nas empresas, buscam seu espaço e têm uma noção muito clara de carreira, objetivos e expectativas das coisas que são importantes dentro de um ambiente organizacional.
  • Será que é possível gerenciar todas estas pessoas da mesma forma?
  • Será que dentro de uma sala de aula a gente consegue dar a mesma aula para públicos tão distintos em suas gerações?
  • Já percebeu como o seu filho tem idéias tão diferentes das suas? E a forma como ele encara os problemas é avessa ao nosso jeito?
  • Algumas coisas que são simples para você, são complicadas para seus pais?
Pois é... são estas pessoas que daqui a pouco serão gerenciadas por você (ou vice-versa) dentro de uma empresa. E qual será a sua escolha?

Atualize-se sempre! Quanto mais a gente conhecer as características de uma geração, menores as chances de sermos esquecidos por elas.

Até a próxima!

2 comentários:

Informações disse...

Olá,

Muito interessante seu artigo.

Infelizmente a geração Z é a mais fútil, vazia e desprovida de conhecimento, sendo que deveria ser pelo contrário, porém as coisas são tão fácil que perdem o interesse.

Anônimo disse...

caramba geração x moa a la vonte...