domingo, 15 de fevereiro de 2009

Por onde anda o Quinto "P"

Se tem uma teoria que ainda sobrevive ao tempo, apesar de tudo, é a Teoria dos 4 P’s, também conhecida como Composto de Marketing ou Marketing Mix.

Apesar de todo mundo achar que o pai da criança foi Philip Kotler, o verdadeiro pai foi Prof. Jerome McCarthy nos anos 60, que utilizou os estudos de Neil Borden, que por sua vez baseou-se em estudo de James Culliton. Ou seja, cada um levou um pouco da fama pelo sucesso do filho que nem era seu.

Cada “P” tem um significado:
1. Product
Aqui são discutidas as particularidades do Produto, como características, design, posicionamento de mercado, concorrentes, etc.
2. Price
Que estuda as formas de valor deste produto, como preço final, formas de pagamento e financiamento (se necessário), etc.
3. Promotion
Entenda por promoção a parte de propaganda e publicidade, a comunicação e demais elementos que este amplo leque lhe oferece.
4. Place
Aqui a gente estuda sobre as lojas, os pontos de venda, canais de distribuição, logística e tudo mais que envolve a Praça onde o produto está inserido.

Mas, lamento-lhes informar. Esta teoria, embora muito utilizada tem um erro grave, que sempre me deixa invocado quando percebo alguém utilizando-a. Com tantos “P” e tantas coisas importantes para apurar, o principal “P” não está contemplado, embora tenha muita gente que diga que ele está escondido em algum lugar entre os quatro.

Cadê o quinto “P”? Cadê a Pessoa neste estudo?

Parece-me muito estranho que se consiga fazer o mapeamento de todo o canal de distribuição, precificação, composição do produto e divulgação, mas não tenha dado a devida importância a QUEM vai consumir tal produto.

Foi-se o tempo em que o consumidor era apenas o final da cadeia alimentar. Hoje em dia, cada vez mais, as empresas sabem que se essa peça do tabuleiro não for atendida conforme as suas necessidades, de acordo com suas expectativas e conforme a sua freqüência de consumo, não tem praça, produto, preço ou promoção que faça o danado comprar...

Inserir o quinto “P” neste estudo, talvez seja um bom caminho para entender porque alguns produtos fracassaram no mercado, mesmo que parecessem boas idéias.

Boa sorte!

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