domingo, 13 de setembro de 2009

Discutindo a Relação

Casais modernos discutem a relação sempre que algo novo ou inesperado acontece à vida deles e esperam, com isso, compreender melhor o que aconteceu e – principalmente – tirarem o melhor proveito da experiência, para evitarem erros futuros e continuarem juntos e felizes.

Pais e filhos discutem a relação quando algo saiu da zona de conforto familiar e tentam, juntos, encontrar as melhores soluções para novos problemas.

Amigos, quando surpreendidos por alguma reação inesperada da outra parte, discutem a relação para solidificar ainda mais a amizade e se tornarem pessoas mais confiáveis.

Por que com uma empresa seria diferente?

Cansei de ver empresas que se encontram de frente a um problema e tentam resolvê-lo sozinhas...

Essa discussão pode ser feita com uma peça externa, chamada consultoria, mas que por medo de demonstrar fraqueza, inexperiência, arrogância ou mesmo por acreditar que isso implica em “custos”, é deixada de lado e pouco utilizada.

Quando você está dirigindo e começa a chover, o que você faz? Estaciona o carro e espera a chuva passar ou prefere acionar o limpador de pára-brisas e continuar a viagem?

A consultoria é a mesma coisa.

A consultoria é o limpador de pára-brisas que lhe ajuda a continuar a viagem com sua empresa, de maneira mais confiável e segura.

Isso não significa que você não passará pela chuva, não passará por problemas, mas que terá uma peça especialmente desenhada para este fim, que tem a habilidade para auxiliar-lhe na solução do problema e lhe faz sentir-se mais seguro.

Quando a chuva passa, é porque o problema passou. Você pode continuar sozinho, sem o auxílio do limpador e sua viagem tende a ser tão calma quanto antes, porém mais segura e, você, mais experiente, por ter a competência em dirigir em diferentes situações além daquela primeira que você começou.

Se todas as empresas acionassem os seus limpadores de pára-brisas no momento oportuno, certamente não se veriam envoltas a problemas técnicos, financeiros, pessoais ou organizacionais. A administração fluiria mais harmônica e os resultados seriam alcançados mais rápidos, com menores custos e desgastes.

Ou seja, não tenha medo de discutir a relação em sua empresa. Talvez seja esta a forma mais racional de obter o melhor resultado.

Não ter vergonha de pedir ajuda é uma demonstração de força e maturidade.

Nenhum comentário: