terça-feira, 22 de setembro de 2009

Proativo, Reativo ou Destrutivo?

Segundo o Houaiss®:

Proativo
Que visa antecipar futuros problemas, necessidades ou mudanças; antecipatório.

Reativo
Que faz reagir, que provoca reação; reagente.

Destrutivo
Que destrói ou serve para destruir.

Tempos atrás chegou até mim um link para assistir a um vídeo, onde a Vanusa cantava o hino nacional brasileiro e o conteúdo da mensagem era de deboche, decorrente dos erros cometidos durante a execução do mesmo.

Piadas não faltaram. Até na TV o assunto foi abordado e muita gente falando que ela estava embriagada e outros falando sobre o uso de medicamentos.

Nenhuma das versões me interessa.

Para ilustrar o que estou falando, gostaria que você desse uma olhadinha num vídeo que está neste link do YouTube, chamado Leadership & Solidarity (
http://www.youtube.com/watch?v=Em9wR9e5emY).

Qual a diferença?

Ao invés da indiferença ou do escárnio, o que a gente acompanhou aqui foi a demonstração exata das diferenças. Da solidariedade.

Tem gente que se antecipa ao problema, porque sabe que aquilo pode tomar um caminho desnecessário e se antecipa para evitar a confusão.

Tem gente que espera o problema acontecer para depois tentar consertar.

E tem gente que não faz nada e prefere espinafrar quem teve a coragem de tentar.

O exemplo da Vanusa é semelhante... existiam muitas “autoridades” no evento, que poderiam ter saído em sua ajuda. Mas permaneceram, como diz o hino, como impávidos colossos.

Eu não sou fã dessas solenidades, nem da Vanusa e muito menos do hino nacional, mas sou fã do ser humano e não consegui achar graça nisso tudo.

Nas empresas é idêntico: se o problema não é meu, não vou mexer. Se não vai sobrar para mim, que estoure na cabeça do outro...

Essa cultura do “antes ele do que eu” é que faz a diferença entre um país e outro. Entre um profissional e outro.

Infelizmente, a Vanusa descobriu de uma maneira nefasta umas das falácias do hino:
Verás que um filho não teu não foge a luta...

Será?

Um comentário:

Gislene disse...

Nossa !!!! Cada vez que leio um artigo seu, me surpeendo mais...
Se já tivesse lido na época em que recebi esse video, teria mandado esse artigo seu para todas as pessoas que me enviaram e seus contatos !!! Mas ainda dá tempo...
Parabéns , mais uma vez João.