sábado, 1 de maio de 2010

E Por Falar em Trabalho

Pois é... hoje é dia 1º de Maio, um feriado em homenagem ao Dia do Trabalhador e um belo momento para se pensar na data e no seu significado de lutas e conquistas.

Na verdade, a origem desta data remonta a 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, quando milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições trabalhistas, uma vez que as coisas não eram das mais justas naquele tempo e algumas situações precisavam ser mudadas:

• Redução da Jornada de Trabalho para 08 horas diárias (se trabalhava até 17 horas por dia)
• Condições de saúde, higiene e segurança nos locais de trabalho;
• Fim da utilização de mão de obra infantil
• Não existiam Férias, Descanso Semanal ou mesmo Aposentadoria

A greve geral se alastrou, a violência foi generalizada e muitos trabalhadores perderam suas vidas lutando pelo bem de uma coletividade. Particularmente, considero este momento como um divisor de águas e um exemplo para todos nós.

Agora, em 2010, mais do que aproveitarmos o feriado com a família, devemos fazer um agradecimento àqueles trabalhadores que lutaram com suas próprias vidas por alguns dos direitos que hoje desfrutamos.

Nenhuma conquista é simples ou suave. Todo processo que pede mudanças é complicado, longo e, às vezes, turbulento. Assim foi naquele momento e a história possui inúmeros outros exemplos que comprovam este pensamento.

Em particular no Brasil, o 1º de Maio também nos traz algumas lembranças:

• Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo
• Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho

Pena o 1º de Maio não sirva apenas para nos recordarmos das questões trabalhistas.
É neste dia também que, infelizmente, nos recordamos de um dos maiores exemplos de brasileiro que encantou o mundo: Ayrton Senna.

Hoje completa-se exatamente 16 anos que perdemos a alegria de acordar nos domingos pela manhã e assistir ao melhor piloto de todos os tempos desafiar os seus limites, buscar a perfeição e obter o melhor resultado do fruto de seu trabalho.

No fundo, talvez estejamos falando das mesmas coisas: do trabalho e da forma apaixonada como cada um, em seu tempo, fez valer o direito de ter o melhor e lutar em benefício da coletividade por condições justas para todos.

Que não percamos, nunca, estes excelentes referenciais!

Nenhum comentário: