sábado, 8 de maio de 2010

Os Super-Amigos Dentro da Empresa

Quem tem um pouquinho mais de 30 anos deve se lembrar dos Super-Amigos, um desenho onde os principais Super-Heróis existentes trabalhavam em conjunto, dentro de um local chamado Sala de Justiça.

Ao pensar neste desenho, percebo que algumas empresas incorporam estes personagens à rotina de trabalho de seus escritórios, mas não da maneira bacana que existia no desenho (quando tinham um problema e os esforços eram somados para corrigi-lo), mas da maneira nefasta, onde cada um quer ser melhor que o outro e traços de personalidade acabam se manifestando mais do que o desejado.

Você já viu algum destes Super-Heróis dentro da sua empresa?

Super Homem: Aquele que acha que tem capacidade, poder e influência para fazer de tudo. Responsabiliza-se por um monte de coisas, se envolve em milhares de projetos e acaba atrapalhando na maioria das vezes.

Mulher Maravilha: A poderosa da empresa. Aquela que passa por cima de muitas pessoas, que não faz muita questão de ser educada com todos e que se transforma numa bajuladora para manter-se no cargo.

Aquaman: Este é o rei das escapadas. Responsabilidade não é com ele. Como água, é impossível de segurá-lo e sempre dá um jeitinho para sair ileso quando um problema acontece. Uma de suas frases favoritas é “Se tivessem me perguntado, isso não teria acontecido...”

Batman e Robin: Os “parceiros” de trabalho. Um é o dono da atividade e o outro o seu eterno aprendiz. Não fazem nada sozinhos e fica aquele clima de proteção e indicação sempre que existe uma oportunidade. A influência do primeiro é a escada para o segundo.

The Flash: Está sempre correndo, sempre ocupado, sempre com mil coisas para fazer e, inevitavelmente, os prazos estão se esgotando, impossibilitando de ajudar alguém verdadeiramente.

Trabalhar com egos diferentes é o grande desafio da Gestão de Pessoas. Não defendo a idéia de que todas as pessoas devam ser moldadas de maneira idêntica; cada ser tem suas características e peculiaridades.

Mas o Gestor moderno tem que estar preparado para entrar todo dia na Sala da Justiça e encontrar um bando de super-heróis com habilidades e formas de trabalho diferentes. Seu dever é transformá-los num time e buscar o resultado que a empresa almeja.

Ou seja... uma tarefa para super-herói nenhum colocar defeito!...

Um comentário:

Gislene disse...

João, adorei essa comparação...No meu serviço tem quase todos esses heróis... Como eu gostaria que eles lessem isso...
Parabéns mais uma vez.