domingo, 12 de setembro de 2010

A Cama Sem Lençol

Particularmente, eu considero deitar numa cama sem lençol como algo desagradável. Parece que falta algo, a gente se sente desconfortável e nem mesmo o sono parece tão agradável como poderia ser.

De igual forma, uma empresa sem gerentes é a mesma coisa.

Não falo de uma revolução organizacional, desprovida deste funcionário, mas sim daquelas organizações em que seus gerentes são similares a parábola: não servem de intermediário entre o colchão (a empresa) e aquele que se aninha sobre ele (o funcionário).

Ao longo dos tempos, percebemos que o cargo da gerência é sonho comum entre muitos funcionários e que estes se empenham para chegar lá baseados em algumas premissas que fazem parte da cultura organizacional daquela empresa: tempo de serviço, indicação, contatos, resultados financeiros, amizades, ações nebulosas e, algumas poucas vezes, na competência.

O resultado, em grande parte das vezes, é que tentamos colocar um lençol de solteiro numa cama de casal (ou vice-versa): o resultado é a inadequação à atividade e, através do status ou do título revestido, suas administrações não surtem o efeito desejado e os indicadores não refletem os objetivos das empresas.

Alguns tipos são clássicos:

O Gerente Macarrão: aquele que com um pouco de água quente (pressão) amolece para facilitar a sua permanência no cenário;

O Gerente Banana: que possui uma casca, mas que é facilmente removida e devorado;

O Gerente Mártir: que parece sempre se sacrificar pela empresa, pelos resultados, pelos colaboradores, mas que sempre termina como a maioria dos mártires da história;

O Gerente Gabriela: “eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim”, ou seja, não muda, não se adéqua aos novos tempos;

O Gerente Cavalo de Tróia: por fora, um presente... por dentro, uma maldição;

Espero que em sua empresa estes modelos já tenham sido abolidos, que ao olhar para os gerentes da companhia, você reconheça competência, orientação aos resultados e habilidades para lidar com os diversos cenários requeridos.

E não se esqueça: mais cedo ou mais tarde você também pode ser nomeado gerente...


 
  

Nenhum comentário: