sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Aprendendo com as Crianças...

Daqui alguns dias é o Dia das Crianças, uma data com apelo comercial (como tantas outras que são criadas), mas também uma ótima chance de vermos um sorriso nos pequenos, aquela criançada brincando em parques e ruas com seus novos brinquedos e, principalmente, para pensarmos o quanto esses baixinhos nos ensinam diariamente.

Se você tem dúvidas ou curiosidade de saber como será o futuro, basta olhar para uma criança... ela te responde sem que você precise dizer nada.

Algumas características delas são fundamentais para pensarmos nas tendências que serão elementos obrigatórios nas próximas décadas:

1º) Mil Coisas ao Mesmo Tempo: A gente foi disciplinado a fazer uma coisa de cada vez... um a criança hoje em dia é capaz de fazer 200 coisas simultaneamente, o que significa que os profissionais do futuro terão múltiplas áreas de atuação;

2º) Perguntas e Mais Perguntas: Eles estão certos ao ficarem nos perguntando um monte de coisas e nos crivarem de “por quês”... O verdadeiro 5W2H... No mundo dos negócios, a melhor coisa não é saber todas as respostas, mas fazer as perguntas corretas;

3º) Persistência: Não adianta ouvir um “não”... elas voltarão à tona com a mesma pergunta, a mesma idéia, a mesma proposição e – principalmente – com o mesmo objetivo (e nossas desculpas ou justificativas vão sumindo aos poucos). Isso é uma das melhores características de um negociador obstinado e as empresas sonham em encontrar este profissional.

4º) Amigos e Inimigos: Já observou como uma criança tem um novo melhor amigo ou um novo maior inimigo em menos de cinco minutos? Sendo, as vezes, o inimigo e o amigo a mesma pessoa? Elas não guardam rancor, não pensam em vingança, não puxam o tapete... apenas exprimem o que levou-as a gostar de alguém ou não, perdoando e voltando a brincar no mesmo instante. Será que nós somos assim também?????

Pois é... são inúmeras as razões que as crianças nos dão para as observar e aproveitar cada segundo ao lado delas... Todos nós fomos crianças, tivemos comportamentos parecidos e... crescemos!

Daqui a pouco os seus baixinhos também vão crescer, vão deixar saudade do barulho e da bagunça da casa, vão seguir seu caminho e ficaremos com saudades deste tempo maravilhoso que eles nos ofereceram. Então aproveite! Aproveite o Dia das Crianças e liberte a criança que também existe dentro de você...

E vamos aproveitar para observar estes novos profissionais. Daqui a pouco é a vez deles.

Depois a gente volta a brincar de ser gente grande...

Nenhum comentário: