domingo, 13 de março de 2011

Os Limites de Cada Um

Qual o seu limite físico?
Qual o seu limite de tolerância?
Qual o seu limite bancário?

Sem que percebamos, nossa vida é norteada por uma série de limites que dizem qual é o ponto máximo que podemos chegar sem causar estragos e sem prejuízos às partes interessadas.

Na administração, assim como na vida, é possível delimitar os limites e garantir que uma empresa alcance seus resultados e, mais importante, atacar as limitações garantindo que os resultados podem ser ainda melhores.

O que temos é chamado de Teoria das Restrições (Theory of Constraints – TOC) que é um estudo detalhado de todas as etapas de um processo, independente de sua natureza, e a busca sistemática pela melhoria dos resultados.

Basicamente, quando uma empresa quer promover melhorias, ela deve responder a três perguntinhas básicas:

* O que mudar ?
* Para o que mudar ?
* Como causar a mudança?

A primeira diz respeito a restrição de uma empresa, aquilo que a impede de evoluir e apresentar melhores resultados.

A segunda, fala sobre os benefícios da mudança, mostrar onde se pode chegar se tal restrição for eliminada. Assim, elabora-se um roteiro para estruturar as mudanças.

Por fim, a terceira pergunta indica o caminho e os passos necessários para que aquela restrição seja eliminada e continuemos no processo de aprimoramento, ganhando a cada problema eliminado.

Mais interessante ainda é sabermos que mesmo uma teoria administrativa como esta pode ser posta em prática em nossas vidas.

Todo mundo sabe aquilo que limita; o próximo passo e conscientizar-se de que a limitação deve ser superada e, por fim, ter a coragem de mudar aquilo que nos incomoda, que nos restringe.

Pode até não ser fácil, mas seguramente é o melhor caminho para evoluir, não importa se estamos falando de uma empresa ou de nossas vidas.

É só começar...

Um comentário:

Gislene disse...

Essa teoria eu não conhecia, como disse cada vez aprendo mais com você !!!
Bjs