terça-feira, 29 de março de 2011

Quanto Vale o Seu Time?

Vamos falar novamente de salários ou de remuneração estratégica utilizando o exemplo do futebol brasileiro e esta disputa pelos direitos de transmissão dos jogos que temos acompanhado entre algumas emissoras.

Já deu para perceber que alguns times são mais valiosos que outros, pois trazem maior retorno de audiência, maior número de anunciantes e, conseqüentemente, a garantia de que determinada emissora terá mais pontos no IBOPE durante a transmissão de alguns jogos.

É lógico que, se considerarmos a paixão que cada um nutre pelo seu time, muitos torcedores ficam indignados em saber que o time A recebe mais que o time D ou F, mas o que temos aí é exatamente a mesma coisa que acontece no mercado de trabalho e na valorização de um funcionário.

Uma empresa investirá mais em ter um determinado funcionário, que tem uma boa formação, que tem um bom networking, que tem competências acima da média do que em outro funcionário que – eventualmente exerce a mesma função – mas que tem um nível de assertividade menor ou que é menos conhecido no mercado de trabalho.

A isso, podemos dar o nome de remuneração estratégica, ou seja, os esforços que uma empresa fará para manter ou atrair um determinado funcionário e não permitir que este passe para a mão da concorrência, o que acabaria acarretando prejuízos intangíveis para o seu plano de negócios.

Parece injusto?

Lamento informar, mas isso é o mercado. E este se comporta de acordo com o nível de retorno calculado sobre um investimento.

Se existem times com maior torcida, com maior expressão, com maior capacidade de atrair patrocínios, é lógico que uma emissora vai se esforçar mais (pagar mais) para ter a exclusividade sobre a exploração daquela imagem, o que na linguagem do futebol é chamado de direitos de arena.

Na empresa é exatamente a mesma coisa. Eu não vou pagar além do que o mercado determina para um funcionário que não traz benefícios extras, que não agrega valor à imagem da minha organização.

O desafio é este: tornar-se atraente para o mercado, de tal forma que o investimento de uma empresa sobre você valha à pena.

Não tenha dúvidas, quando você atingir este nível de excelência, tenha certeza que as ofertas aumentarão, as cifras se tornarão mais atraentes e você terá poder de negociação e barganha.


 

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