sábado, 13 de agosto de 2011

A Inteligência nas Emoções

Não... este não é um daqueles testes de QI para ver quantos pontos você consegue alcançar e se você está melhor ou pior que seu vizinho, intelectualmente falando.

Se olharmos a etimologia, vamos descobrir que a palavra "inteligência" é oriunda do latim e significa intus legere actionem, ou seja, a capacidade de se ler algo dentro da ação, compreender o que está acontecendo.

Existem diversos níveis de inteligência e o que quero falar aqui é sobre um muito valorizado pelas organizações: Inteligência Emocional.

Daniel Goleman, na década de 90, publicou um livro muito interessante, chamado Inteligência Emocional, onde demonstra que uma pessoa que possui elevado nível de QE (Quociente Emocional) é uma pessoa melhor preparada para lidar com emoções e sentimentos em diferentes níveis (pessoais, profissionais, sentimentais, etc.).

O que é uma empresa senão uma constante montanha russa de situações, onde um dia a empresa se encontra no topo e, no dia seguinte, encontra-se em queda livre, pronta para retornar num looping a toda velocidade?

Cientes disso, muitas empresas começaram a trabalhar e buscar nestes conceitos a competência para recrutar, selecionar e até promover seus colaboradores; afinal de contas, quanto mais emocionalmente estável uma pessoa for, melhor será a condução dos negócios e, provavelmente, dos resultados.

Goleman nos diz que existem cinco áreas de nossa vida que devem ser desenvolvidas:

Autoconhecimento: a capacidade que cada um tem de reconhecer e compreender seu estado de espírito, emoções e impulsos;

Autocontrole: a capacidade de controle que cada um possui;

Automotivação: a energia e a persistência sobre seus objetivos e atividades;

Empatia: a capacidade que a pessoa tem de se adequar às demais pessoas;

Sociabilidade: a capacidade de administrar relacionamentos e criar redes de contato.

Então, quando alguém for contratado ou mesmo promovido, que tipo de profissional a empresa vai desejar? Não será melhor uma pessoa verdadeiramente equilibrada e com excelente postura profissional e social?

Certamente ela não vai querer aquela pessoa instável, que se descontrola por qualquer coisa ou com qualquer pessoa.

Você já deve ter visto alguém descontrolado no trânsito, buzinando e xingando todo mundo por coisas bobas. Será que este seria um bom profissional?

Até a próxima!

Nenhum comentário: