Esta é uma das frases mais mentirosas que a gente ouve nas empresas, nas escolas e nos relacionamentos pessoais.
Na verdade, quando alguém lhe disser “eu não tenho tempo”, condicione-se a entender da seguinte forma: “eu não tive competência para me organizar e fazer isso”.
Administrar o tempo é uma arte, sem dúvida! Estou cansado de ver pessoas correndo como cavalos do jóquei clube, apenas porque as porteiras foram abertas; correndo em disparada, sem saber o real motivo da corrida.
O computador foi uma tentativa louvável na administração do tempo, mas o que a gente percebe é que o seu uso causou exatamente o contrário! Desligue os computadores de uma organização e você perceberá que existem milhares de pessoas que não vão saber o que fazer de suas vidas profissionais. Sem contar a quantidade de inutilidades que a tecnologia trouxe para o cotidiano das pessoas!
Já que você teve tempo para ler este texto (o que me deixa muito feliz) que tal falarmos de prioridades? Se o gerenciamento do tempo anda um pouco complicado em sua vida, que tal estabelecermos uma matriz para ajudá-lo a fazer aquilo que é necessário?
A Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) é um bom exemplo para isso.
O exercício é simples: faça uma lista com todos os seus problemas ou coisas que precisam ser resolvidas.
Na frente de cada um deles, vá atribuindo pontos (1 a 5) considerando este julgamento:
• Gravidade é o tamanho do estrago daquele problema, caso ocorra;
• Urgência diz respeito ao tempo que esse problema levará para acontecer, quanto maior a urgência menor o tempo disponível para resolvê-lo;
• Tendência é o potencial do problema, ou seja, "Se eu não resolver isso agora, as coisas vão piorar rapidamente ou demorará um pouco mais?".
A classificação sofrerá uma variação nesta escala de “1” a “5”. Quanto mais crítica uma situação, maior a quantidade de pesos “5” que você atribuirá. Se algo tiver uma intensidade bem leve, maior a quantidade de “1” que serão atribuídos.
Some todas as pontuações de cada problema e você descobrirá o que precisa ser feito imediatamente, o que pode ficar para um segundo momento e, até mesmo, aqueles que você pode deixar para mais tarde.
Isso é trabalhar com prioridades! O exercício é simples, mas funciona.
Até mais!
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