segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vamos Estudar de Graça?

Não tenho por hábito fazer indicações de cursos e instituições, prefiro que cada pessoa escolha seus próprios caminhos e busque as especializações que melhor interessarem.

Mas, com o advento da Internet, do ensino a distância e da flexibilização dos métodos de aprendizagem, acredito que a gente deve utilizar a rede mundial como uma aliada na capacitação e na formação de novos saberes.

Então, aqui segue uma pequena listagem de cursos gratuitos e entidades sérias que estão interessadas no desenvolvimento humano:

Fundação Getúlio Vargas
Uma das instituições de ensino mais renomadas no país, disponibilizou uma série de cursos online em diversas áreas. Ao término do curso, após um teste, você tem a oportunidade de imprimir um certificado de participação.
http://www5.fgv.br/fgvonline/cursosgratuitos.aspx

SEBRAE
Uma das principais referências em fomento de novos negócios, micro e pequenas empresas e uma das entidades mais sérias do país, o SEBRAE oferece uma série de cursos virtuais para novos empreendedores e a população em geral. Certificados!
http://www.ead.sebrae.com.br/

Fundação Bradesco
Cursos para formação profissional em diversas áreas. Acesse a área Escola Virtual para ter uma relação de todos os cursos disponíveis.
http://www.ev.org.br/Paginas/Home.aspx

Sest / Senat
Alguns cursos gratuitos e outros de valores simbólicos. O Sest/Senat é uma das empresas do chamado “Grupo S”, neste caso para valorizar os trabalhadores do setor de transporte.
http://www.sestsenat.org.br/Paginas/Index.aspx

Intel / Next Generation
Para quem busca mais conhecimentos na área de TI, o site educacional da Intel é de extrema importância, com uma abordagem muito interessante.
http://www.nextgenerationcenter.com/home.aspx

Senado Federal
Para servidores públicos e população em geral, um ótimo portal com conteúdo bem elaborado e opção de formação diferenciada. Cursos com e sem tutoria.
http://www.senado.gov.br/senado/ilb/asp/ED_cursos.asp

Não existe desculpa para não estudar. As instituições estão aí, os recursos existem, são gratuitos. Agora é uma questão de disciplina e força de vontade, o resto acontece!

Até mais!

4 comentários:

Gislene disse...

Parabéns como sempre, suas postagens são ótimas...

maria eduarda disse...

Olá João,

Parabéns, por compartilhar seus conhecimentos conosco...
Muitas delas relacionadas com EaD, viva o conhecimento, viva a dissiminação do conhecimento e viva as pessoas que se doão ao compartilhamento..


Izael Alves

cancao nova direcao espiritual disse...

Oi.!
Parabéns . Excelente post.!!
valeu.

Daniele disse...

Gostei demais dessa divulgação de oportunidades, eu mesma não sabia da quantidade de opções existentes.
Obrigada pelo compartilhamento!