terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Não Seja o Chato da Empresa

É comum você ouvir alguém dizer "Bom Fim de Semana!" numa quinta ou sexta-feira; muita gente também utiliza as redes sociais para celebrar o fim de semana ou mesmo amaldiçoar a proximidade da segunda-feira .

Já imaginou se a moda “pega” e médicos, enfermeiras, bombeiros e demais profissionais da saúde resolvem celebrar o fim de semana?

Ou se os policiais e demais profissionais de segurança trabalhassem apenas nos horários comerciais, onde noites e fins de semana fossem dedicados ao ócio e à contemplação?

Pois é... felizmente, cada profissional ao assumir as suas responsabilidades, sabe quais são os aspectos positivos e negativos que sua atividade oferece e exige.

É este esforço que deve ser valorizado.

Não faz sentido encontrar profissionais que executam uma atividade, independente de qual seja, reclamando do horário ou – pior ainda – reclamando da própria atividade. Incomoda-me este tipo de postura (ou falta dela) e fico pensando como é que tem gente que ocupa espaço de outros, que faria a mesma atividade com um enorme sorriso.

Você confiaria num cirurgião médico que detestasse fazer uma cirurgia? E ficasse reclamando a cada procedimento? Você iria para a mesa de cirurgia em paz?

Ou então você confiaria a educação de seu filho a um educador que acha insuportável uma sala de aula, horários ou que expressa o descontentamento salarial para seus alunos?

Provavelmente, nos próximos dias você irá (se ainda não foi) ao shopping, comprar os presentes de Natal para seus filhos e sua família. Você prefere ser atendido por um vendedor empolgado, sorridente ou alguém que está profundamente incomodado com o horário de trabalho e louco de vontade para ir embora?

Não seja o chato de sua empresa. Não seja o inconveniente em sua sala de aula. E muito menos, não sirva de mau exemplo para os seus funcionários, caso seja responsável pela gestão de uma equipe.

Tudo que a gente faz possui eco. Já dizia Newton que toda ação provoca uma reação.

Então, que as reações que você provocar sejam de agradecimentos, de alegrias e que sejam transformadoras. Que a melhor retribuição venha do seu interlocutor, na forma de um sorriso.

Até a próxima!

Um comentário:

Daniele disse...

Adorei o texto! Ainda mais nessa época de feriados e férias pra muita gente, em que a volta ao batente é comumente cheia de reclamações e atitudes anti-profissionais.

Aproveitar o final de semana, o feriado, as férias é saudável e até desejável. Mas a tal postura de reclamar de ter que trabalhar (ou como você mesmo colocou, falta dela) e exercer a função de maneira relapsa e/ou grosseira é irritante e desanimadora.

Todo chato da empresa, escritório, hospital, escola, etc, deveria ler seu blog, parabéns!