sexta-feira, 6 de julho de 2012

A Hora da Verdade

As últimas semanas foram povoadas por assuntos das naturezas mais diversas... de crimes hediondos a notícias futebolísticas... de alianças políticas absurdas até oscilações econômicas na Europa.

E o principal é acompanhado com pouca atenção, por poucas pessoas, com destaque limitado dentro das grades televisivas.

Há exatos 20 anos, líderes mundiais se reuniram no Rio de Janeiro para discutir problemas que enfrentaríamos caso continuássemos com uma conduta globalmente irresponsável de consumo, devastação e desperdício. Era a ECO 92.

Um dos principais pontos daquela discussão foi a Agenda 21.

Agenda 21 é um documento que fala sobre a importância de cada país a se comprometer a refletir sobre de que maneira poderiam cooperar para estudar, pesquisar e encontrar soluções para os problemas sócio-ambientais.

Passados 20 anos, chegamos a conferência RIO +20.

E o que percebemos nestes últimos 20 anos?

Globalmente, com o aumento da poluição, do consumo desenfreado, das regiões devastadas por fenômenos naturais, guerras, genocídios e ameaças químicas em inúmeras situações.

Localmente, o aumento das desigualdades sociais, do consumo, do desmatamento criminoso em regiões de preservação, rios agonizantes, poluição, aumento da violência, o inchaço das cidades e a extinção do campo para pequenos produtores ou produtores de subsistência.

Para este encontro dois foram os temas centrais de discussão: economia verde, que discute om um novo modelo de produção que não afete tanto o meio ambiente, e a governança internacional, que busca estruturas para tornar isso verdade.

Eu só espero que os resultados e as discussões permitam um avanço significativo, de verdade, que não tenhamos assistido apenas a discursos evasivos; que tenhamos líderes mundiais realmente dispostos a fazer alguma coisa.

Infelizmente, sou cético com relação a tudo isso.

Mas não abro mão de sonhar.

Até a próxima!

Nenhum comentário: