domingo, 18 de janeiro de 2009

Exorcizando o Capeta do Outsourcing

Se existe um termo que é constantemente colocado na cruz é este. Muito se fala e pouco se conhece... não precisa nem dizer que a confusão é grande, né?

Os mais terroristas chamam isto de demissão em massa. Mas o capeta não é tã feio assim... vamos refletir um pouco...

Sua empresa contrata uma agência de publicidade, que cuidará dos impressos, catálogos, comerciais e todo tipo de publicidade que seu negócio utilizará.

A agência, por sua vez, contratará uma gráfica para produzir o material.

A gráfica, por sua vez, contratará uma fornecedora de papel e tintas.

A fornecedora, por fim, contratará uma transportadora para levar a carga de material até a gráfica.

Em resumo... entendeu o que é outsourcing?

Cada empresa concentra suas atividades de acordo com o que sabe fazer. Não faz sentido uma escola de idiomas contratar uma equipe de publicitários completa, uma impressora rotativa para produção de materiais e nem plantar eucaliptos para extrair deles o papel necessário para o material gráfico. Isso só aumentaria os custos fixos da escola. Ela concede à outra empresa a responsabilidade sobre isso.

Ou seja, tem gente especialista neste assunto e sai bem mais barato, dando a oportunidade de você se concentrar apenas naquilo que sua empresa faz (o famoso core business), além de melhorar os indicadores da economia, com a fomentação de novos negócios.

De maneira mais simples, seria a mesma coisa que você resolver comer uma pizza no sábado e fosse obrigado a plantar o trigo, fazer a massa, ter uma vaquinha no quintal para produzir leite, transformá-lo em queijo, uma horta com manjericão e tomate, um forno a lenha construído do lado do microondas, madeira e muita paciência... sem falar na sujeira que ficaria pela casa.

Bem mais fácil pegar o telefone e ligar para a pizzaria, né? Rápido, limpo, gostoso e barato... e entregue na porta de casa!

A gente faz isso o tempo todo... sempre delegamos a outras empresas algumas funções que não são essenciais a nosso negócio, mas que sem elas também não conseguiríamos realizar nossas atividades.

Viu só? Não é tão assustador assim esse termo...

Nenhum comentário: