domingo, 1 de fevereiro de 2009

Arrume Essa Bagunça!

Todo mundo deve ter ouvido isso da mãe durante a infância (alguns marmanjos ouvem até hoje)... especialmente quando o quarto estava uma zona e ninguém conseguia andar por ele, tropeçando em brinquedos, roupas espalhadas e sapatos desparceirados.

Talvez você não saiba, mas sua mãe estava executando uma das ferramentas da qualidade mais simples e eficientes que existem: o 5S. Uma metodologia de trabalho, baseado em cinco posturas que fazem maravilhas na sua empresa e na sua vida.

Seiri (Utilização)
Simplesmente separar o que é útil do que não é. É aqui que você vai separar o que é útil daquilo que vai ser descartardo (o que não presta).

Seiton (Organização)
Uma vez que você já sabe o que é útil, basta organizar tudo isso, de acordo com a sua freqüência de uso ou facilidade de acesso.

Seisou (Limpeza)
Uma vez que tudo foi organizado, é muito mais fácil (e muito mais inteligente) manter a nova ordem e cuidar para que não fuja do controle.

Seiketsu (Saúde)
Pode parecer loucura, mas a sua produtividade e a sua concentração melhoram com tudo que foi descrito acima; logo, a sua saúde agradece... menos stress e menos irritação.

Shitsuke (Autodisciplina)
Com o tempo, tudo isso se torna automático e você descobre que é possível ser organizado sem que sua mãe tenha que te lembrar todo fim de semana.

Então, depois dos conceitos básicos, vamos pensar de maneira prática...

Convido a todas as mulheres a olharem as suas bolsas... aos homens para olharem suas carteiras ou o porta-luvas do carro...

Será que tudo o que está aí dentro é útil?
Será que tudo está organizado?
Será que não dá para jogar um pouco de papel (como recibos de pedágios antigos, tickets de cartão de crédito, papel de bala ou de rascunho) fora?
Será que faz sentido ficar carregando peso inutilmente?
Será que não dá para fazer disso um exercício freqüente?

Se você fez esta análise e conseguiu se livrar de algo inútil ou desnecessário, parabéns! Você já está apto a praticar o 5S em todos os lugares... de casa ao escritório.

E sem que a sua mãe precise gritar para te lembrar!

2 comentários:

Anônimo disse...

Vamos combinar uma coisinha, nunca cite que na bolsa de mulher tem algo inútil , e não é bagunça e sim falta de espaço , não sabem fazer divisões internas nas bolsas e dá nisso ,rsrs, o resto está perfeito!!!!!

Anônimo disse...

O problema é fazer com que os bagunceiros entendam a lição.