quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Aprendendo com a Religião

Aqui perto de casa, tem uma igreja, onde os encontros acontecem todos os domingos, como na maioria das igrejas, independente de qual religião seja.

Entretanto, durante a semana e sábados, é super comum encontrar várias pessoas lá dentro e vários ensaios dos grupos de música.

E o que eles estão fazendo?

Se aperfeiçoando, treinando e preparando-se para todas as eventualidades, todas as dúvidas que podem surgir, conversando, ensaiando... ou seja, simulando as realidades e necessidades que podem vir a ter no encontro dominical.

Eles têm certeza de quantos fiéis virão no domingo? Nenhuma!

Eles vão diminuir o ritmo das reuniões ou ensaios se souberem qual será o público? Jamais!

Eles têm um compromisso maior, independente de quem ou de quantos lá estarão. E o mais importante: acreditam nisso.

Infelizmente, encontro várias empresas que não pensam assim, que trabalham muito mais de acordo com o “nome” ou o “status” de um cliente do que como filosofia de trabalho realmente.

Quantas vezes não nos deparamos com relatos de atendimentos falhos, de vendas mal realizadas ou de funcionários pouco atenciosos?

Curiosamente, se nesta mesma empresa uma celebridade ou algum “cliente grande” for realizar seus negócios, a empresa se desdobra em atenções, mimos e outras besteiras para encantar o cliente.

Na verdade, não existem “clientes grandes” ou “clientes pequenos”. Existem clientes e a empresa que é atenta a isso, não faz distinção. Às vezes, o pequeno realiza coisas grandes e surpreende todo mundo.

O que existe são: empresas inteligentes e empresas medíocres, só isso.

A empresa que é inteligente tem no seu DNA o compromisso de atender e oferecer o melhor serviço a todos os clientes, sem nenhum tipo de distinção. São poucas, mas vale a pena procurar e dar preferência à elas.

Espero que você só encontre empresas inteligentes. Essas valem a pena de serem visitadas. E que você perceba que lá existem pessoas que acreditam nisso.

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