quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Um Painel de Controle Para a Empresa

Quando você vai viajar, mesmo sem perceber, utiliza-se de uma série de indicadores para evidenciar como está o desempenho do seu carro: temperatura externa e interna, nível de óleo, nível do combustível, temperatura do motor, velocidade e diversos outros.

Na telemetria da Fórmula 1, os carros são controlados sob todos os aspectos, desde a quantidade de combustível restante, até a inclinação do bico do veículo. Tudo para garantir que o desempenho seja o melhor possível.

Na aviação, para quem já observou uma cabine de aeronave, vai encontrar centenas de medidores que informa o piloto sobre localização, altitude, pressurização, combustível, velocidade, condições climáticas e outra série de indicadores.

Por que na empresa seria diferente?

E o mais interessante é que esses painéis também tem nome: Balanced Scorecard.

Balanced Scorecard é uma metodologia de controle, desenvolvida por dois professores da Harvard University, Robert Kaplan e David Norton, em 1992.

O objetivo principal é identificar quais são as principais perspectivas que uma empresa deve nortear sua administração estratégica.

As perspectivas são: Financeiras, Clientes, Processos Internos e Aprendizado/Crescimento.

Ou seja, resultados, satisfação, otimização interna de processos e formação de colaboradores com maiores conhecimentos e massa crítica.

Para cada uma delas, a empresa define as seguintes premissas:
. Qual o Objetivo Crítico ou Fatores de Sucesso
. Qual a Situação Atual
. Qual o Objetivo a Ser Alcançado
. Qual a Estratégia a Ser Utilizada

Desta forma, a empresa consegue identificar quais os principais pontos que ela precisa alcançar ou melhorar para obter sucesso no mercado; como ela se encontra atualmente; qual o novo patamar a ser alcançado e como ela fará para alcançar este nível.

O mais interessante é que isso demanda a participação de todos os setores da empresa, o envolvimento dos colaboradores é fundamental. É um processo árduo, mas de resultados garantidos.

Certamente, ao se adotar tal processo, a “viagem” da empresa pelo mundo corporativo se torna muito melhor, pois quando se conhece a realidade, ela consegue vislumbrar um futuro possível e melhor para todos.

Um comentário:

Waldo disse...

Passei no seu blog. Excelente trabalho e meus parabéns!
Waldomiro