sábado, 27 de março de 2010

Cinqüenta Anos

Algumas marcas tornam-se eternas, independente do tempo que elas permaneceram “ativas” no mercado. A esta capacidade pode-se, com justiça, dar o nome de imortalidade.

A marca que quero aqui registrar não diz respeito a um produto ou a um serviço, que lembramos com saudosismo quando não mais existem; quero falar de alguém que através de suas palavras conseguiu verbalizar sentimentos, emoções, tendências e, principalmente, amor.

Renato Manfredini Junior, popularmente conhecido como Renato Russo, foi para a minha geração esta voz. Juntamente com seus amigos Bonfá e Dado Villa-Lobos, formaram aquela que seria a maior banda de rock que este país conheceu: a Legião Urbana.

Ainda hoje, é o terceiro maior grupo musical, da gravadora EMI-Odeon, em venda de discos por catálogo, no mundo, com média de duzentas mil cópias por mês.

A força da Legião Urbana era a capacidade de traduzir em música os nossos pensamentos. Ao longo dos anos 80 e 90, cada jovem encontrava em seus álbuns a medida exata daquilo que sentia; era como se pudessem ler o imaginário de seus fãs e transformar aquilo em poesia e música.

O resultado é que, mesmo depois da voz de Renato Russo ter silenciado naquele fatídico 11 de Outubro de 1996, novas gerações aprenderam (e ainda aprendem) a beleza das composições que estes três jovens de Brasília nos deixaram de legado.

Não obstante, quantos não são os jovens que descobriram a Legião Urbana depois de 96, que sequer estavam vivos quando o Renato foi para outro plano espiritual e que, com a mesma alegria que sentimos ao ouvir uma de suas canções, ainda se emocionam e entendem o recado.

O mundo ganhou The Beatles; nós, por sorte, tivemos também a Legião Urbana.

Hoje, em que celebramos os cinqüenta anos do Trovador Solitário, esta é uma singela forma de agradecer à ele e a toda a Legião Urbana por estes momentos, que durarão eternamente, que jamais serão esquecidos e que continuam fazendo parte da vida de tantas pessoas.

O segredo deste sucesso, que tantas empresas buscam, é exatamente este: com simplicidade e honestidade, chegar ao seu público de forma transparente, em sintonia com seus anseios e garantir, assim, a perpetuação de uma marca.

Urbana Legio Omnia Vincit!

Leia no volume máximo...

Um comentário:

Gislene disse...

É isso ai... Disse tudo !!!

É preciso amar haahaa as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar
Prá pensar
Na verdade não há...