sábado, 17 de abril de 2010

Aberta a Temporada de Falsidades

A cada quatro anos o país experimenta uma confusão de sentimentos e acaba perdendo a chance de fazer as coisas certas ou, pelo menos, usar a mesma impulsividade para lutar por aquilo que deveria ser feito.


Não estou falando das eleições. Este é um assunto que comentaremos em outro momento.


Hoje vamos falar de Copa do Mundo.


Toda edição é o mesma circo: ruas e casas enfeitadas, pessoas usando verde-e-amarelo, empresas reduzindo a sua jornada de trabalho, carros com adesivos e bandeiras, consumo excessivo de álcool, milhões de técnicos e comentaristas de plantão, aquelas imagens (chatas) das pessoas comemorando um gol e tantas outras coisas parecidas.


O triste de tudo isso é que se você perguntar para qualquer um sobre os motivos que o levam a enfeitar a casa ou ficar buzinando nas ruas, ele vai te responder sou brasileiro, ou pior ainda, sou patriota.


Isso não é patriotismo. Isso é torcida de time de futebol!


Patriotismo é você ter amor à pátria, a querer o bem dela e fazer valer os direitos e deveres para que seu país seja, efetivamente, um lugar decente de se viver.


Ser patriota é não se conformar com escândalos, não aceitar o jeitinho, não se iludir com promessas, não permitir que os direitos de alguém sejam desrespeitados.


Ser patriota é lutar por igualdade entre todos, é querer a coisa certa.


Então, que não me venham dizer que são brasileiros ou patriotas só porque estão assistindo a um jogo de futebol que nada vai acrescentar àquilo que realmente se faz necessário neste país.


Eu vou ser patriota ou brasileiro quando a educação for de qualidade, quando a saúde for um direito respeitado, quando a criminalidade diminuir, quando a corrupção não for uma notícia corriqueira, quando as pessoas morarem em lugares dignos e, principalmente, quando eu não ouvir mais desculpas esfarrapadas sobre os problemas nacionais.


Até lá, com licença, eu prefiro torcer contra a seleção brasileira. Não quero que este país seja hexa campeão, quero apenas um país digno e que respeite os seus.


Futebol é ópio e não quero ficar entorpecido.

2 comentários:

Daniel Ibarra disse...

Isso dura até a Inglaterra entrar em campo,hehehhe.

Gislene disse...

Perfeita essa parte : Então, que não me venham dizer que são brasileiros ou patriotas só porque estão assistindo a um jogo de futebol que nada vai acrescentar àquilo que realmente se faz necessário neste país.

Concordo em genero, número e grau com você !

O pior é que em 2014, vai ser aqui no Brasil, isso que é triste, cuidar da saúde no país, ninguém cuida !...