domingo, 29 de agosto de 2010

Pequenas Histórias, Grandes Nomes (II)

Alguns nomes se transformaram, ao longo do tempo, em sinônimo da marca e, no caso específico de hoje, de uma mentalidade e de uma das grandes linhas de pensamento da escola da administração.

Henry Ford (1863-1947) talvez seja o nome mais emblemático desta saga que a administração vem trilhando em buscar soluções estratégicas para o desafio dos negócios e da racionalização dos recursos.

Seu primeiro automóvel foi construído em 1893 e, ao contrário do que podemos pensar, a sua circulação pelas ruas de Detroit em 1895 era considera um estorvo, primeiro porque assustava os cavalos das carruagens, segundo porque despertava a curiosidade das pessoas em entender aquele sinistro caixote sendo guiado e, por fim, porque era barulhento e atrapalhava a ordem local.

Tudo isso são fatores interessantes, que poderiam minar a determinação deste personagem mas, mesmo com uma avaliação negativa e uma oferta tentadora de continuar a trabalhar na Light Company (empresa de Thomas Edison), Ford resolveu abandonar o seu trabalho e seguir a sua vontade: produzir carros para grandes massas.

Não foi algo tão romântico ou simples assim, passaram-se muitos anos até que o Ford-T começasse a ser produzido de maneira comercial e vendido às massas, como assim desejava seu fundador.

Depois de uma tentativa frustrada e com 40 anos de idade, Ford se juntou a outros 11 investidores e formaram a Ford Motor Company em 1903.

As contribuições deste empreendedor são inúmeras e uma das mais significativas em seu legado foi a linha de montagem seqüenciada, uma verdadeira revolução no planejamento da produção e na finalização de seus automóveis.

Ford impressionou a todos quando, em 1914, remunerou seus funcionários com o pagamento de 5,00 dólares por dia (mais que o dobro do salário de seus trabalhadores). Isso diminui a rotatividade e, de quebra, trouxe os melhores mecânicos de Detroit para trabalharem em sua empresa. É um dos primeiros registros do que se classifica como "salário de motivação".

O resultado de toda essa persistência é a empresa hoje mundialmente conhecida, fruto de uma vontade de um ex-mecânico de tratores na fazenda de seu pai.

Utilizando as próprias palavras de Henry Ford: “Se você pensa que pode ou se você pensa que não pode, de qualquer forma, você tem toda a razão”.



Um comentário:

Gislene disse...

Como sempre, seus artigos são ótimos !!
Parabésn, sempre !!!