terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Morada de Trintões?

- Quando eu me aposentar, quero morar na praia...

- Quando eu me aposentar, quero morar no campo...

- Quando eu me aposentar, quero viajar muito...

- Quando eu me aposentar, quero jogar no Brasil...

Se você é um jogador de futebol, provavelmente o seu desejo seja esta última frase.

Temos assistido com alguma recorrência o retorno de alguns jogadores que estavam no futebol internacional para encerrarem suas carreiras no Brasil.

Não podemos dizer que isso é amor à Pátria, mas sim, uma última oportunidade de capitalizar com o nome construído no exterior e com uma imagem de expressão que, inegavelmente, ainda possui atrativos de marketing suficientes para justificar os leilões que temos visto ultimamente.

Ronaldo e Roberto Carlos até pouco tempo atrás no Corinthians, Belletti no Fluminense, Ronaldinho Gaúcho no Flamengo e Rivaldo no São Paulo são alguns dos jogadores da Copa de 2002 que andam pelo país.

Mais do que olhar para os jogadores e dizer se estes ainda estão com a mesma rapidez e poder de decisão de 2002, devemos entender a importância da construção de uma marca e do fascínio que ela exerce sobre o seu público consumidor.

O sonho de toda empresa é construir uma marca nestes moldes, onde a imagem ainda é o diferencial competitivo e o símbolo tem o poder mágico de conquistar novos consumidores, neste caso, novos torcedores, levando gente aos estádios e consumindo produtos que, até então, sequer pensavam em consumir.

Acho válidas todas as tentativas dos clubes. Além de termos a chance de ver um destes craques jogando bola, podemos dizer que A ou B jogou com a camisa de nosso time e, para quem gosta de histórias do futebol, isso faz toda a diferença.

Só espero que mais jogadores voltem para o Brasil e, quem sabe, nossos campeonatos consigam recuperar o prestígio e o público. Pois um gol visto dentro de um estádio é infinitamente melhor que aqueles vistos na TV.

Numa próxima oportunidade a gente volta a discutir a situação inversa: quando incidentes são capazes de gerar prejuízos, como alguns que assistimos recentemente...


Um comentário:

Gislene disse...

Adoro os seus paralelos, trazendo da vida cotidiana para as empresas !!!
Bom demais !!!!
Beijos