segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Atenção ao Semáforo

Desde a primeira vez que vimos um semáforo, sabemos que aquelas cores lá apresentadas possuem uma relação.

Lembro-me quando era pequeno e ficava intrigado porque meu pai parava toda vez que a luz ficava vermelha (às vezes até reclamava que estava demorando demais) e disparava assim que a verde se acendia.

Da mesma forma, quando a luz ficava amarela, as vezes ele seguia em frente, as vezes parava... e me dizia que “tudo depende do fluxo do outro lado”...

Achava que era só um regulador de trânsito, mas descobri depois de alguns anos, que este mesmo “semáforo” estava dentro de algumas empresas e daí comecei a correlacionar os fatos.

O sistema de produção Kanban (que significa “registro” em japonês) tem estes mesmos princípios e foi difundido junto a filosofia Toyota de produção, de quem já falamos.

Qual a idéia principal?

Imagine a produção como uma grande avenida, onde ao invés de veículos, temos produtos sendo manufaturados. Aquilo que chamávamos de fluxo de veículo, agora se tornou o fluxo de produção.

Existem determinados momentos que o fluxo deve seguir seu ritmo normal, em alguns momentos, o fluxo deve parar e esperar até que uma nova liberação permita que ele continue normalmente.

O Kanban opera através do sistema de requisitar a produção (também chamado de método de puxar a produção): ao invés de uma programação de produção que empurre as matérias primas e produtos da fábrica até chegar à expedição, é a expedição quem solicita os produtos do setor de embalagem, e este solicita da montagem, e este do almoxarifado, sempre no sentido inverso, de trás para a frente.

Imagine a empresa como uma seqüência de passos: almoxarifado, processamento de matéria prima, produção, acabamento, embalagem, expedição. O Kanban trabalha com todos estes níveis, sempre puxando a etapa anterior.

Com isso, a empresa ganha em sincronia, redução de estoques e aumento da produtividade.

Da próxima vez, ao invés de pensar que o “semáforo” está lhe empurrando para frente, pense que é a rua que está lhe puxando... sinal que ela tem espaço para você transitar com segurança!


 

Nenhum comentário: