segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Separados por Seis Passos

É inegável que as redes sociais são realidades mais do que presentes no nosso cotidiano. Serviços como Facebook, Orkut, Tweeter, MSN e até o quase pré-histórico e-mail mostram que o mundo ficou planificado e a possibilidade de contatos aumentou assustadoramente.

A prova disso veio com um estudo, quando sequer pensávamos em nos conectar remotamente com as pessoas. É oriunda de um estudo de 1967, quando o psicólogo norte-americano Stanley Milgram publicou a teoria Small World Phenomenon na revista Psychology Today.

Segundo ele, as pessoas estão separadas por seis graus de contato e qualquer um pode entrar em contato com outra pessoa, usando sua rede social de contatos (seus conhecidos) e, em até seis passos, conseguir chegar ao destinatário final.

Vamos imaginar, hipoteticamente, que eu queira enviar uma mensagem para o presidente dos Estados Unidos.

Primeiro, pensaria em qual a pessoa mais próxima de lá que poderia me comunicar. E chegaria até alguns amigos que moram naquele país. Destes, um possui um amigo que mora em Washington, este por sua vez conhece alguém que é assessor de um congressista americano, este receberá a mensagem e encaminhará para o legislador, que encaminhará para a secretária da Casa Branca e, por fim, chegaria ao presidente.

Pode parecer loucura, mas é mais ou menos assim que a teoria funciona.

Imagine agora, com o advento das páginas pessoais e das redes sociais, o quanto estes passos não foram encurtados. Tudo isso é para mostrar que nosso mundo está cada vez mais plano e achatado.

E o que temos de ver com isso?

A realidade é que as empresas devem considerar este mundinho pequeno, parecido com uma kitnet, para estabelecer suas estratégias e delinear corretamente seus objetivos. Não vivemos mais tão isolados assim e os profissionais devem se preparar para trabalhar com uma realidade cada vez mais próxima.

Antigamente, imagine a velocidade da informação. Quanto tempo demorava para você ficar sabendo que um vulcão entrou em erupção na Itália? Talvez algumas semanas... hoje você fica sabendo na hora e, de quebra, ainda consegue ver as imagens ao vivo, transmitidas por uma CNN ou mesmo filmadas por um celular.

É esta realidade que empresas e profissionais devem se preparar... e uma realidade que, cotidianamente, se torna mais rápida e frenética.
 

Nenhum comentário: