domingo, 20 de março de 2011

Força Oriental

Nestes últimos dias, uma das poucas coisas que tem me despertado o interesse em ligar a TV são as constantes notícias que chegam até nós deste grave momento que o Japão tem vivenciado.

Não quero aqui discutir questões técnicas, geológicas ou científicas sobre os acontecimentos, até porque meus conhecimentos nestas áreas são rudimentares e pouco acrescentaria.

Quero falar sobre este problema com minhas analogias. Algumas coisas me impressionaram fortemente:

1. A forma como o povo japonês sofre seus problemas;
2. A capacidade de reorganização;
3. O sentir calado da dor de cada um;
4. As contidas manifestações de alegria ou tristeza;
5. O respeito entre todos os sobreviventes.

Quantas vezes não assistimos a outros desastres em diferentes locais do mundo e observamos reações tão diferentes?

Em momento algum eu vi alguém querendo levar vantagem, cortar filas, promover saques, alterar o preço dos produtos para se aproveitar do desespero de outrem ou mesmo se aproveitar da ajuda que chega.

O que vi foi uma sociedade organizada, disciplinada e com um sentimento de coletividade que são verdadeiros exemplos para quem quiser observar.

As imagens são diferentes, as reações são diferentes, a cobertura jornalística é diferente... em resumo, é um aprendizado!

A gente tem oportunidade de aprender nos momentos bons e ruins, nossos ou dos outros, e o Japão, mesmo que sem perceber, tem ensinado demais a todos nós.

Isso tem a ver com a cultura, com a educação, com o modelo social e com uma série de fatores que são particularidades do povo nipônico, mas que deveriam ser postos em prática assim como fazemos com o Kanban, Just in Time, 5S, etc.

Semelhante às empresas (que tem sua cultura organizacional), cada local proporciona um conjunto diferente de reações e sensações. E são por estes motivos que alguns lugares são mais admirados que outros, que desejamos pertencer a uma corporação e não a outras.

São por razões semelhantes, que minha admiração e respeito pelo Japão, hoje, se tornam ainda maiores, certo de que - em pouquíssimo tempo - as coisas voltarão a seu ritmo normal e, mais uma vez, este país deixará um ensinamento maravilhoso para todos nós.
  

Um comentário:

Gislene disse...

Ótimo artigo !

Conversando com uma amiga que vive no Japão, ela me disse o seguinte:
" Há tristeza e dor sim ! Mas existe algo maior, a solidariedade, amizade e organização entre os Japoneses."

E lendo seu artigo, só faz confirmar ainda mais o que ela disse !

Devemos realmente nos espelhar nessa cultura tão altamente organizada.

Grande beijo !