Já nos dizia o filósofo Sócrates sobre a importância de nos conhecermos, de sabermos identificar cada sinal positivo ou negativo que a vida nos oferece.
E com as empresas é a mesma coisa. Ela precisa conhecer-se e descobrir a partir daí suas forças, fraquezas, limitações e possibilidades.
A isto, damos o nome de Gestão do Conhecimento, ou seja, um processo para criação, retenção, armazenamento, compartilhamento, uso e proteção do conhecimento daquilo que é importante para a empresa.
É colocar em prática, de maneira organizada, a maneira pela qual os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos que a própria empresa gera, são processados internamente, garantindo o sucesso do negócio.
Muitas são as empresas que não gerenciam o seu conhecimento e alguns sintomas são facilmente identificados:
• Não existe um histórico das melhores práticas que geraram resultados;
• Não se conhece as capacidades e habilidades de cada funcionário;
• Não existe um controle detalhado sobre seus clientes;
• Não compreende as possibilidades de cada fornecedor.
Por isso, muitas vezes, quando um funcionário se desliga da empresa, leva consigo o bem mais valioso que a empresa dispõe: a informação.
Quantas vezes, ao perder um colaborador, a empresa passa por um período de transição, tentando reproduzir os resultados e as informações que este colaborador gerava?
Isso significa que a empresa não foi capaz de documentar e proteger as informações, de maneira que a ausência de um antigo colaborador não signifique prejuízos aos seus negócios.
Seria a mesma coisa que possuir inúmeras formações, inúmeros certificados, mas não saber o que fazer com eles, não ser capaz de reproduzir o conhecimento aprendido.
Então, que tal fazer um inventário de todas as coisas que a empresa possui e procurar identificar como estes conhecimentos são gerenciados?
Posso garantir que economizaremos tempo, dinheiro, retrabalho e – principalmente – posicionamento estratégico, porque nenhum cliente vai ficar esperando que o novo funcionário aprenda tudo aquilo que você deixou ir embora.
Talvez este cliente vá comprar daquela empresa onde seu ex-funcionário está atualmente.
Cuidado...
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