domingo, 28 de agosto de 2011

Está Olhando pra Quem?

Muitas vezes, quando a gente faz a pergunta acima numa consultoria, parecem aquelas frases ditas antes de uma briga... e, na verdade, a briga é tentar descobrir qual o foco que uma empresa está direcionando aos seus negócios.

É lógico que existem empresas que, por escala de produção e tipo de produto, não possuem um mercado alvo, mas é importante conceituarmos estes mercados e saber que a empresa pode sim direcionar seus esforços para um segmento específico, garantindo que os consumidores corretos sejam atingidos.

A isso é dado o nome de Orientação para o Mercado. E considero importante rever algumas destas orientações:

Orientação de Produção: Este modelo é sustentado pela idéia que consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo. As lojinhas de 1,99 são um bom exemplo disso.

Orientação de Produto: Já este modelo sustenta que os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam qualidade e desempenho superiores ou que tenham características inovadoras. Você consome alguma marca específica de produto e prefere esta em detrimento de outras? Este é o modelo!

Orientação de Vendas: Esta orientação tem em mente que os consumidores não compram os produtos da organização em quantidades suficiente. A organização realiza um esforço agressivo de vendas e promoção. Aquelas gôndolas que atrapalham no meio do supermercado é um bom exemplo deste modelo.

Orientação de Marketing: Aqui a empresa passa a ser mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente de seus mercados-alvos selecionados. Ela conhece seu público e se comunica diretamente com ele. Algumas lojas de shopping são bons exemplos.

Orientação Social: Aproveitando a onda verde, a empresa busca entender os desejos e os interesses dos mercados-alvo e satisfazê-las de maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade. Tem muita empresa se transformando para alcançar este público.

O mais importante de tudo isso é ter em mente a idéia clara de chegar até o cliente, da maneira que ele possa ser atendido e satisfeito.

Isso requer muita atenção e esforço por parte das empresas e deve, sempre, fazer parte das estratégias de comunicação e posicionamento.

Não é difícil. Apenas requer atenção!

E você? Conhece realmente quem é o seu cliente e para quem você está olhando?

Até a próxima!

2 comentários:

blog da Paraguassu disse...

Olá João,
Conheço meus clientes e geralmente eles ficam satisfeitos com meu trabalho.
Meus clientes (amigos e seguidores do meu blog) são aquelas pessoas que fazem o feed-back daquilo que escrevo e proponho. Estou muito satisfeita com as respostas que recebo, uma vez que minhas propostas são as que levam a clientela (risos) à reflexão.
Tenha um bom-dia, meu amigo.
Maria Paraguassu.

Agencia emarket disse...

Achei legal