terça-feira, 13 de setembro de 2011

Atração Fatal

Se alguém lhe perguntasse as razões pelas quais você efetuou suas últimas compras, por acaso, saberia responder?

Quais foram os motivos (ou atributos) que mais lhe chamaram a atenção e justificaram a escolha de algo?

Em Marketing, estas razões são objeto de estudo e, continuamente, procuramos entender por que um produto nos desperta a atenção. Isto é chamado de Fontes de Valor.

Existem algumas fontes de valor clássicas em suas definições e conhecê-las é uma ferramenta importante para que todo profissional consiga se comunicar melhor com o mercado desejado.

Conveniência: quando um produto é comprado pela sua conveniência, os principais argumentos de compra são: a facilidade e a praticidade com que este é encontrado;

Disponibilidade: ter um produto comprado com este argumento é fruto de uma ação imediata, quase instintiva. Foi por estar disponível naquele momento que a compra foi realizada;

Relacionamento: quando uma relação de confiança entre produto e consumidor é estabelecida. Um forte argumento à fidelização (sonho de consumo da maioria das marcas existentes);

Funcionalidade: basicamente, pelas características específicas que um produto dispõe. Possuem características particulares, as mesmas funções do produto não são vistas nos produtos concorrentes com a mesma facilidade pelo consumidor;

Commodity: Aqui o atributo básico é o preço. A compra é realizada baseando-se nesta variável, pois todos os produtos oferecidos são padronizados, então, a diferença reside no preço cobrado;

Se as empresas dispõem de fontes de classificação diferente para os seus produtos, obviamente, a comunicação destes com seu mercado consumidor devem ressaltar estas características e criar uma aura de quase unicidade.

São análises simples como estas que fazem a diferença no estudo do marketing. Muitas vezes se colocam diversos produtos (com atributos diferentes) sob uma mesma estratégia e o resultado não é satisfatório.

Aí não acontecerá a “atração fatal”, não aquela paranóica que foi retratada num filme com este mesmo nome, mas aquela onde o produto e o consumidor se atraem e se tornam integrados.

Até a próxima!

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