Se alguém lhe perguntasse as razões pelas quais você efetuou suas últimas compras, por acaso, saberia responder?
Quais foram os motivos (ou atributos) que mais lhe chamaram a atenção e justificaram a escolha de algo?
Em Marketing, estas razões são objeto de estudo e, continuamente, procuramos entender por que um produto nos desperta a atenção. Isto é chamado de Fontes de Valor.
Existem algumas fontes de valor clássicas em suas definições e conhecê-las é uma ferramenta importante para que todo profissional consiga se comunicar melhor com o mercado desejado.
• Conveniência: quando um produto é comprado pela sua conveniência, os principais argumentos de compra são: a facilidade e a praticidade com que este é encontrado;
• Disponibilidade: ter um produto comprado com este argumento é fruto de uma ação imediata, quase instintiva. Foi por estar disponível naquele momento que a compra foi realizada;
• Relacionamento: quando uma relação de confiança entre produto e consumidor é estabelecida. Um forte argumento à fidelização (sonho de consumo da maioria das marcas existentes);
• Funcionalidade: basicamente, pelas características específicas que um produto dispõe. Possuem características particulares, as mesmas funções do produto não são vistas nos produtos concorrentes com a mesma facilidade pelo consumidor;
• Commodity: Aqui o atributo básico é o preço. A compra é realizada baseando-se nesta variável, pois todos os produtos oferecidos são padronizados, então, a diferença reside no preço cobrado;
Se as empresas dispõem de fontes de classificação diferente para os seus produtos, obviamente, a comunicação destes com seu mercado consumidor devem ressaltar estas características e criar uma aura de quase unicidade.
São análises simples como estas que fazem a diferença no estudo do marketing. Muitas vezes se colocam diversos produtos (com atributos diferentes) sob uma mesma estratégia e o resultado não é satisfatório.
Aí não acontecerá a “atração fatal”, não aquela paranóica que foi retratada num filme com este mesmo nome, mas aquela onde o produto e o consumidor se atraem e se tornam integrados.
Até a próxima!
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