quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Hay Business 2.0

O título surgiu numa brincadeira, com um grande amigo meu (André), onde discutíamos sobre o andamento da internet, redes sociais, interatividade e o papel dos usuários frente a esta realidade.

Embora não exista um consenso entre especialistas, o termo popularmente chamado de Web 2.0 é uma designação do quanto as coisas mudaram no cenário virtual e do papel de cada usuário neste contexto.

Quando a internet se tornou algo público, onde o acesso não ficava mais restrito a governos, órgãos militares, bibliotecas e universidades, as pessoas perceberam que aquele novo modelo de comunicação poderia ser muito interessante.

Muitas empresas começaram a criar sites para expor sua marca, produto, serviço e – principalmente – posicionar-se nesse novo segmento. Entretanto, era uma comunicação estática, não havia interatividade com seus usuários. Éramos quase que, apenas, leitores eletrônicos de empresas.

O advento da Web 2.0, como foi chamada por Tim O´Reilly, foi exatamente a mudança deste cenário. A palavra chave aqui é: interatividade.

Não é mais possível um comportamento estático ou passivo dos usuários.

Uma empresa, para ser interessante no universo virtual, precisa desta interatividade. E estamos tão acostumados a esta realidade que nem percebemos que isto é algo relativamente novo.

Expor uma opinião sobre um produto ou serviço e deixar esta opinião disponível para que outros usuários leiam, é um exemplo simples da Web 2.0. Serviços de atendimento online, personalização de conteúdo, comunidades, redes sociais, blogs e tantas outras formas são reflexos desta filosofia.

Um cuidado que se deve ter, em minha opinião, é com a etiqueta social e com a escrita na rede. Todo mundo quer comentar sobre tudo. O twitter é um bom exemplo disso. Os comentários em cada notícia veiculada é outro bom exemplo.

Dói na alma encontrar comentários que quase não entendemos devido à quantidade de erros de português. Ninguém precisa ser um dicionário ambulante, mas ninguém deve ser um asno também!

E comentários racistas, preconceituosos ou ofensivos também tiram o brilho deste universo virtual. Existem até gangues marcando brigas pela rede virtual.

A ferramenta existe e é útil. O uso que fazemos dela e que define o grau de civilidade e inteligência de cada um.

Até mais!

Nenhum comentário: