segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Todo Mundo Gosta de Elogios

Você conhece alguém que não goste de ser elogiado? O elogio é parte integrante das relações humanas e um catalisador de ótimos relacionamentos pessoais e profissionais.

Sendo assim, será que na comunicação com nossos clientes as coisas não deveriam funcionar da mesma forma?

Para mim é muito triste quando vejo uma publicidade e percebo que a empresa está tentando me vender apenas produtos. Eu não gosto de comprar produtos. Gosto de comprar produtos e levar para casa sentimentos que me fazem bem depois da compra.

Então aqui vão algumas dicas para os profissionais de Marketing e Vendas:

• Não venda livros! Venda conhecimento e informação
• Não venda CDs! Venda música, diversão, namoro, meditação, prazer
• Não venda sapatos! Venda caminhada e saúde
• Não venda móveis! Venda conforto e praticidade
• Não venda roupas! Venda uma aparência elegante
• Não venda carros! Venda mobilidade e o prazer de viajar com a família

No fundo, o produto está sendo oferecido, vendido e comprado. Mas não é ele o fim, ele é apenas o meio.

Dizem que os fins justificam os meios. Logo, o que a pessoa está consumindo vai muito além daquele produto, tem a ver com sensações, emoções, desejos, sonhos.

Despertar esta capacidade de argüição é fundamental. Quanto mais sensível a esta realidade, mais inesquecível e eficiente será a venda.

Alguns anos atrás, eu me recordo que fui comprar uma camisa. E me lembro do diálogo com o vendedor até hoje:

- Obrigado pela compra, vou embrulhar a sua camisa para presente.
- Não! Não é necessário, é para mim mesmo esta camisa...
- Exatamente por isso! Nada mais justo do que se presentear! A gente compra muitos presentes para todo mundo, mas não podemos nos esquecer de comprarmos presentes para nós mesmos. A gente merece!

Não é preciso dizer que aquela compra ficou registrada, voltei inúmeras vezes à mesma loja e fiz outras compras.

E todas embrulhadas para presente!

Até a próxima!

Nenhum comentário: