domingo, 18 de março de 2012

Empresa: Formadora de Talentos

Você já deve ter percebido o crescente uso do termo “Universidade Corporativa” nos meios empresariais.

De igual forma, o crescente número de estudantes no ensino superior e, também, as solicitações por cursos superiores nos processos de recrutamento.

Algumas empresas, cientes destas necessidades, optaram por trazer o modelo universitário para dentro de seus domínios, capacitando seus funcionários e, principalmente, direcionando os cursos e as pesquisas às necessidades de suas atividades fins.

Antigamente, as empresas ofereciam apenas o benefício de bolsas integrais ou parciais para que seus funcionários realizassem o ensino superior e, com isso, aumentava o capital intelectual percebido dentro da organização.

A diferença principal era que, ao se oferecer apenas bolsas, o aluno optava por um dos cursos que a empresa permitia-se custear, mas que não estava necessariamente alinhado às necessidades organizacionais.

Com a universidade corporativa não acontece este problema. Os cursos oferecidos dizem respeito às atividades desenvolvidas pela empresa e, logo, todo o direcionamento de estudo e pesquisa vai de encontro a estas necessidades.

A implantação de uma universidade corporativa é complexa, uma vez que implica o conhecimento do universo acadêmico, das exigências curriculares, procedimentos obrigatórios, elementos comprobatórios e toda a sorte de padrões exigidos pela sociedade, pelo MEC ou pelo próprio mercado.

A saída que muitas empresas encontram é a parceria com faculdades e universidades públicas ou privadas para que estas prestem este serviço nos domínios da empresa. E esta parceria é um dos principais caminhos que a pedagogia empresarial pode se utilizar; o processo é interessante para ambas as partes.

Só é importante frisar, antes de concluirmos, que uma universidade corporativa é diferente dos processos tradicionais de treinamento e desenvolvimento. Afinal de contas, não estamos falando de um curso pontual de baixa carga horária, estamos falando de ensino superior regulamentado... e isso faz toda a diferença!

Até a próxima!

Nenhum comentário: