domingo, 6 de maio de 2012

Empurrando e Puxando

Responda rápido: você prefere que te empurrem ou que te puxem?

Pois bem... quando esta pergunta é feita dentro de um ambiente produtivo, não se torna mais uma questão de preferência, mas sim de orientação que a empresa vai escolher considerando seu produto e sua filosofia de trabalho.

Produção Empurrada
Termo que veio do padrão inglês de produção (push system). Dependendo como o mercado se comporta, a produção segue esta tendência, ou seja, a empresa primeiro fabrica o produto e depois ocorre a demanda do mercado.

Por exemplo: Na Páscoa, as empresas se antecipam à demanda do mercado e começam a produção de seus ovos antes que o mercado peça por eles. Já imaginou o caos que seria se, para comprar um Ovo de Páscoa, fosse necessário primeiramente fazer o pedido para só depois produzi-lo?

O importante aqui é que a empresa conheça seus prazos (lead times), de tal forma que consiga antecipar-se ao mercado de maneira inteligente. De igual forma, se torna fundamental que ela tenha dados sólidos sobre comportamentos e tendências de mercado, assim, evita produzir produtos que ficaram “encalhados”.

Produção Puxada
Termo também originário do inglês (pull system), tem como fundamento a idéia de que a demanda (pedido) vai puxar as necessidades de produção a cada etapa. Logo, se torna fundamental o controle do fluxo de materiais, para que as necessidades de cada etapa estejam disponíveis no momento exato.

Por exemplo: Imagine que uma determinada montadora produz um modelo de carro com motorização que varia de 1.0 até o motor 1.8, que possui o ar-condicionado e vidros elétricos como opcionais de venda.

Com base nos pedidos que cada concessionária vai fazer, a montadora consolida suas etapas produzidas a cada instante. Se ela for produzir 100 veículos, significa que vai precisar de pneus para todos eles, mas só vai precisar de ar condicionado ou vidro elétrico de acordo com os pedidos que assim o solicitarem. De igual forma, os motores vão obedecer aos pedidos realizados.

Cada opção tem seu valor e sua aplicação. O segredo é compreender que ambos são valiosos e que possuem benefícios e malefícios. Compete a um bom administrador o conhecimento deles e a reflexão crítica.

Até a próxima!



Nenhum comentário: