sábado, 12 de maio de 2012

A Grande Administradora

Hoje vou pedir licença para não falar de assuntos diretamente ligados a uma organização, os desafios do mercado de trabalho, as sutilezas do marketing ou qualquer um dos outros temas que abordamos costumeiramente aqui.

Resolvi falar sobre a executiva mais competente e mais importante que existe, aquela que nenhuma organização será capaz de formar: no meu caso é chamada de Izabel, mas todos nós utiliza um gênero que a identifica. Estou falando das MÃES.

Poderíamos falar sobre gestão, uma vez que se considerarmos a gravidez e seus nove meses de doação, cuidados, gerenciamento dos insumos, processamento das emoções e acompanhamento periódico do desenvolvimento, não existirá exemplo mais bonito de gestão do que este.

Poderíamos falar sobre treinamento e desenvolvimento, uma vez que foi através dela que aprendemos as primeiras palavras, os primeiros passos e constantemente estava por perto para incentivar-nos a continuar melhorando.

Poderíamos também falar de marketing, uma vez que ela sempre achou que seus filhos eram as pessoas mais lindas do universo, que se orgulhava de comentar sobre eles com outras mães, ressaltando pontos positivos que às vezes nem tínhamos.

Se fosse necessário comentar sobre ética, a figura materna também seria referência, uma vez que ela nos ensinou o que era certo ou errado, sobre o respeito aos mais velhos, sobre valores e condutas que seguimos até hoje.

E, por fim, se o assunto fosse administração, veríamos cada uma das grandes áreas representadas em seus gestos e suas ações; passaríamos pelo controle das despesas do lar, do gerenciamento dos ativos, da delegação de atividades, do controle, da inspeção e da manutenção da ordem e do bom andamento da casa.

Mas principalmente, todos nós tivemos a chance de aprender sobre gestão de pessoas, afinal de contas, ela sempre deu uma atenção individualizada a cada um dos membros da casa, o que sempre nos fez sentir único e especial.

Não importa a distância que lhe separa de sua mãe, seja uma rua, uma cidade ou uma eternidade. O importante é que você, como filho, possa reverenciá-la, homenageá-la e – principalmente – agradecer a Deus pelo privilégio de conhecer a administradora mais importante que pode existir na vida de alguém.

Felizes daqueles que conseguem reconhecer estes valores.

Feliz Dia das Mães!

Nenhum comentário: