sábado, 19 de maio de 2012

Séries Para Treinamentos

Algum tempo atrás postei referências de filmes que poderiam ser usadas em treinamentos empresariais.

Uma segunda fonte de pesquisa que considero extremamente útil são as séries que constantemente são vistas nos canais por assinatura e, algumas vezes, nos canais abertos também.

Algumas destas séries já foram canceladas das grades originais, mas ainda é possível encontrá-las a venda e, muitas vezes, por preços bem interessantes.

Vamos ver algumas delas:

The Office: Existe a versão inglesa e a versão americana. Eu prefiro a primeira. É uma excelente oportunidade para discutir o comportamento organizacional, liderança, teamwork e tantos outros assuntos que fazem parte do cotidiano organizacional.

House: Para mim uma das melhores séries produzidas. Excelente para discutir técnicas de negociação, ética, valores profissionais, hierarquia e tomada de decisão.

Desperate Housewives: Maternidade, relações matrimoniais e extraconjugais, vida em sociedade, família e traição são alguns dos temas abordados nesta série.

Friends: Talvez a série de maior sucesso da TV americana. As possibilidades de utilização são infinitas, passando por temas como amizade, relacionamentos, cumplicidade, mercado de trabalho e problemas familiares.

Monk: Muito interessante para se abordar o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), uma vez que seu protagonista mostra todas as características, além de abordar temas como fobias e medos.

CSI e Criminal Minds: Para quem gosta do gênero policial investigativo, são duas das séries mais interessantes. Para se estudar comportamentos compulsivos, psicóticos e discutir questões da personalidade, são ótimos exercícios.

Lie to Me: Assim como existe o livro “O Corpo Fala”, esta série trata do processo de detectar fraudes a partir da observação da linguagem corporal e das micro expressões faciais. Muito útil para vendas, negociações e o universo empresarial como um todo.

Agora é arrumar tempo, providenciar a pipoca e começar a estudar estas e tantas outras séries que muito contribuem para a educação corporativa.

Até a próxima!


Nenhum comentário: