Quando a gente começa a ensinar os fundamentos da Logística, são muitas as áreas que são abordadas, passando por o que é logística, quais suas áreas correlatas, nível de serviço, indicadores de performance, fornecedores, clientes... uma infinidade de assuntos e temas que vão sendo adicionados a cada novo semestre.
Muito disso se deve ao modelo anteriormente utilizado, com departamentos desconexos, uma operação capenga e a visão míope de que só cuidar do transporte já era suficiente para desempenhar atividade puramente logística.
Como o objetivo aqui é sempre simplificar os fatos, vamos tentar explicar um pouco da Logística de uma maneira rápida e direta.
Logística é oportunidade. (só isso)
Se a sua empresa se preocupa com a qualidade dos materiais que recebe e acredita que eles são importantes para a qualidade final de seus produtos, então você enxerga uma oportunidade de mercado.
Se você procura sempre oferecer novos produtos e serviços, de maneira que isso possa lhe diferenciar da concorrência, então você percebeu uma oportunidade de relacionamento individualizado com seus clientes.
Se você acredita que controlar o processo produtivo nos seus mínimos detalhes é importante para que seu custo operacional não fique comprometido e consiga maximizar seus recursos, então você acredita que exista uma oportunidade de melhoria constante.
Se o escoamento dos seus produtos, desde a embalagem, movimentação, armazenamento, transporte e exatidão das informações são atividades necessárias ao bom funcionamento da sua empresa, você descobriu uma oportunidade de assegurar a eficiência dos seus serviços.
Por fim, se tudo isso é percebido pelo consumidor final, você acabou de descobrir uma oportunidade de agregar valor ao seu produto ou serviço.
É por conta disso que a logística é uma questão de oportunidade.
O universo empresarial é complexo, mas ela tem a capacidade de extrair o melhor e oferecer ao mercado.
Esta é uma boa oportunidade para você refletir sobre a oportunidade logística em sua empresa, não?
Até a próxima!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário