sábado, 1 de setembro de 2012

Uma Questão de Oportunidade

Quando a gente começa a ensinar os fundamentos da Logística, são muitas as áreas que são abordadas, passando por o que é logística, quais suas áreas correlatas, nível de serviço, indicadores de performance, fornecedores, clientes... uma infinidade de assuntos e temas que vão sendo adicionados a cada novo semestre.

Muito disso se deve ao modelo anteriormente utilizado, com departamentos desconexos, uma operação capenga e a visão míope de que só cuidar do transporte já era suficiente para desempenhar atividade puramente logística.

Como o objetivo aqui é sempre simplificar os fatos, vamos tentar explicar um pouco da Logística de uma maneira rápida e direta.

Logística é oportunidade. (só isso)

Se a sua empresa se preocupa com a qualidade dos materiais que recebe e acredita que eles são importantes para a qualidade final de seus produtos, então você enxerga uma oportunidade de mercado.

Se você procura sempre oferecer novos produtos e serviços, de maneira que isso possa lhe diferenciar da concorrência, então você percebeu uma oportunidade de relacionamento individualizado com seus clientes.

Se você acredita que controlar o processo produtivo nos seus mínimos detalhes é importante para que seu custo operacional não fique comprometido e consiga maximizar seus recursos, então você acredita que exista uma oportunidade de melhoria constante.

Se o escoamento dos seus produtos, desde a embalagem, movimentação, armazenamento, transporte e exatidão das informações são atividades necessárias ao bom funcionamento da sua empresa, você descobriu uma oportunidade de assegurar a eficiência dos seus serviços.

Por fim, se tudo isso é percebido pelo consumidor final, você acabou de descobrir uma oportunidade de agregar valor ao seu produto ou serviço.

É por conta disso que a logística é uma questão de oportunidade.

O universo empresarial é complexo, mas ela tem a capacidade de extrair o melhor e oferecer ao mercado.

Esta é uma boa oportunidade para você refletir sobre a oportunidade logística em sua empresa, não?

Até a próxima!

Nenhum comentário: