terça-feira, 25 de setembro de 2012

A Verdadeira Riqueza do Brasil

Mês passado (22 de Agosto) comemorou-se o Dia do Folclore aqui no Brasil.

Talvez possa parecer estranho falarmos disso num espaço que dialogamos sobre mercado de trabalho, carreiras e soluções empresariais. Mas acredito que o Folclore tem fortes ligações com tudo isso também e que podemos aprender muito com ele.

Estudar o Folclore é conhecer o país, descobrir suas origens, compreender seu estilo e, principalmente, respeitar a diversidade que existe em cada ambiente.

Dentro de uma empresa a gente atribui nomes variados para isso: clima organizacional, cultura organizacional, gestão de talentos, administração por competências, ambiente corporativo, estilo de liderança, etc.

Quando você viaja, um dos maiores benefícios é vivenciar algo diferente daquilo que faz parte do seu cotidiano.

Já imaginou que chato seria viajar para uma cidade igualzinha a sua, com os mesmos problemas, as mesmas cores e os mesmos sabores? Não seria uma viagem! Seria apenas a extensão de sua casa.

As empresas também são cidades diferentes.

Que graça haveria de mudar de emprego e encontrar as mesmíssimas coisas que você possuía em seu emprego anterior?

Minha sugestão é exatamente esta: viva o folclore empresarial!

Conheça a empresa, ouça suas histórias, viva o seu clima, respeite as pessoas que pensam diferente de você, faça amizades, descubra novas atividades e competências...

Quando a gente se permite desta maneia, o crescimento profissional acontece e nos tornamos mais ricos, porque o que faz a riqueza de um país é sua diversidade, sua cultura e suas tradições.

A empresa respeita a mesma regra.

Até mais!

Nenhum comentário: