terça-feira, 9 de outubro de 2012

Os Atrevidos e os Descolados

Vamos ser sinceros...

Você acredita que todas as invenções e tecnologias que despontam diariamente em nosso mundo, foram feitas pensando em nós?

Por “nós” eu defino as pessoas que estão no mercado de trabalho, que tem funções e responsabilidades sociais, que possuem mais de 25 anos e que ocupam um cargo dentro de uma empresa ou instituição, com algum grau de responsabilidade.

Enfim, há uma infinidade de dispositivos tecnológicos que foram disponibilizados no mercado e que – por contingência – somos obrigados a rapidamente aprender sobre eles.

Um tablet, por exemplo, será que foi projetado para ser utilizado por um gerente ou executivo? Não! Estas pessoas são usuárias desta tecnologia e constantemente utilizam a palavra “adaptar” para explicar a transição de uma tecnologia para outra, de um modelo de celular para outro, de um tipo de transmissão eletrônica para outra, etc.

Todos nós, usuários, fazemos parte do grupo dos atrevidos, aqueles que utilizam um determinado produto para manter-se adequado aos novos tempos, para continuar com um senso de utilidade e para não ficar parado à margem do tempo.

Estes produtos foram projetados pensando nas crianças. Se falarmos de futuro, falaremos das crianças. O futuro é delas e para elas. Eles são os descolados da história.

Você se lembra quando o vídeo-cassete chegou em sua casa? Com a “incrível” possibilidade de programar as gravações, sintonizar os canais, ajustar o relógio e determinar a velocidade das gravações?

Quem fez tudo aquilo? Algum familiar mais velho ou o jovem da casa? Tenho quase certeza que foi você...

Você era o descolado para aquela tecnologia. Os demais eram os atrevidos.

Então, já que estamos na semana das crianças, que tal aproveitar o seu lado descolado e divertir-se um pouco mais?

Talvez o que falte à vida seja um pouco da simplicidade infantil, da não preocupação, da diversão, da amizade e das brincadeiras.

Acredito que estes valores podem (e devem) ser levados ao universo organizacional. Acredito que podemos nos divertir como crianças e lembrar um pouco do tempo em que éramos os descolados da história.

Quem sabe o ambiente corporativo não fique melhor?

Nenhum comentário: