terça-feira, 27 de novembro de 2012

O Verdadeiro Recurso

Para entender este texto, você precisa ouvir/ler a música Paciência, do Lenine.

Especialmente em Administração, uma das competências que é ensinada aos futuros profissionais é a capacidade de gerenciamento de recursos. Estes recursos assumem diversos nomes ao longo do curso: recursos financeiros, recursos materiais, recursos patrimoniais e recursos humanos.

Na verdade, o que todos estes “recursos” falam silenciosamente aos futuros administradores é exatamente sobre o tempo. Finanças, materiais, patrimônio e força de trabalho humano são produtos temporais.

Os recursos financeiros somente se potencializam com o tempo, com a maturidade financeira de cada empresa, tornando-se sustentável em suas operações. Isso não acontece do dia para a noite; toda tentativa de aceleração acaba em prejuízo às organizações.

Os recursos materiais seguem a mesma lógica. Leva-se tempo para desenvolver um bom fornecedor, leva-se tempo para receber uma matéria prima especial e leva-se muito tempo para que tudo isso se ajuste às necessidades da empresa.

O recurso patrimonial é reflexo do tempo. Aquilo que se tem é conseqüência das atividades desenvolvidas ao longo do tempo, da competência e da experiência que o tempo oferece àqueles que querem aprender. Quantas heranças se dissiparam no ar quando em mãos que pensavam apenas no hoje?

E os recursos humanos? Esse, certamente, é o melhor produto do tempo. A gente entra na escola para aprender, passamos alguns anos (tempo) por lá e formamos nossa base. Depois vem o tempo da faculdade e da especialização... e vamos ficando mais preparados. Dentro da empresa é o tempo que nos auxilia na formação de uma carreira, no desenvolvimento profissional, na realização dos cursos de aprimoramento. Ou seja, o “tempo” esteve ao longo de toda nossa vida de mãos dadas conosco.

Se o que falta é paciência, ou tempo para compreender e a loucura tenta fingir que tudo está normal, é sinal que devemos cantar a música do Lenine como um mantra, um lembrete para que possamos reorganizar prioridades e melhorar a qualidade de vida.

Isso requer tempo, requer preparação... mas o benefício é instantâneo, ganha-se em qualidade de vida e, principalmente, na qualidade dos relacionamentos.

Não se sobrecarregar com tarefas alem da conta, priorizar as atividades, executar com o menor número de interrupções possíveis e diminuir os excessos são receitas simples que podem transformar um dia; transformar uma vida.

Quando se consegue atingir este ponto, a gente vai perceber que mesmo que o mundo gire cada vez mais veloz, a vida é tão rara e tudo tem sua dosagem exata.

Todo exagero ou omissão são prejudiciais à saúde.

Nenhum comentário: