sábado, 12 de janeiro de 2013

A Coisa Não Está Bem... Mas Pode Melhorar!

O processo de demissão sempre é uma experiência desagradável, tanto para a empresa como para o empregado.

Para a empresa, é o fim de um ciclo, de uma aposta, de uma tentativa, de um investimento.

Quando o funcionário vai embora, leva o Capital Intelectual, a experiência de uma função, os investimentos nele realizados em treinamento e desenvolvimento, etc.

Também representa uma saída financeira muitas vezes não desejada; os custos trabalhistas no Brasil são altos, o processo recisório significa despesas, indenizações e outras saídas financeiras que as empresas se obrigam a arcar com os custos.

Esta semana,vi um empresário justificando a permanência de um funcionário até que a situação financeira melhore e permita que ele demita o funcionário e honre o montante que será necessário na demissão.

Para o funcionário também é o fim de um ciclo. Acostuma-se com a empresa, comas pessoas, com a atividade, com o clima e a cultura organizacional, com o rendimento mensal garantido, com os benefícios.

E, de repente, tudo isso é perdido. Recomeçar nem sempre é uma atividade simples para o funcionário. Questões regionais, sociais e demográficas são determinantes nos processos futuros. Além do prejuízo íntimo, toda a família e seu entorno sentem também o processo decisório.

Embora necessário muitas vezes, a demissão é uma oportunidade ímpar de aprimoramento e evolução, tanto para a empresa como para os funcionários.

Para o funcionário é a oportunidade de reflexão, de identificar pontos que precisam ser aprimorados, competências que precisam ser desenvolvidas e atitudes que devem ser melhoradas ou evitadas. Não é fácil, não é agradável, mas é necessário.

Já para as empresas, existe uma ferramenta maravilhosa neste processo e que nem todas se utilizam.

Existe a Entrevista Demissional ou Entrevista de Desligamento.

Nada mais é do que uma entrevista estruturada entre o representante da empresa (de preferência o RH) e o funcionário a ser demitido. Numa conversa franca, é a oportunidade de se avaliar os motivos da demissão, apurar a avaliação do funcionário com relação à empresa, chefia, políticas internas, benefícios e toda sorte de apuração que a empresa desejar.

As oportunidades de crescimento organizacional e correção de atividades que eram julgadas perfeitas são incalculáveis. Além disso, pode-se evitar a repetição dos mesmos erros, o que representa vantagem competitiva pura às organizações.

Até a próxima!

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro João, já efetuei diversas demissões, contratações, e fui demitido, está relação nunca é fácil, aprendi que devemos ver sempre o lado positivo, ter a conciência dos erros, mas seguir frente sempre, tanto o empregador como e empregado. Abs