domingo, 21 de dezembro de 2008

Networkig e a Sabedoria Feminina

Muito se fala em construir uma rede de networking e nos benefícios implícitos desses contatos... Só que alguns cuidados devem ser tomados e um bom exemplo pode ser seguido: as mulheres.

Você conhece alguma mulher que não tem uma boa depiladora, manicure ou cabeleireira para indicar? Como é que você acha que elas chegaram até essas pessoas? Pode ter certeza que alguém recomendou, contou a experiência e ela foi lá provar... Nenhuma mulher (exceto em desespero extremo) estaciona seu carro na frente de um salão de bairro e confia seu cabelo, unhas ou corpo à uma desconhecida.

E como é que você acha que estes salões estão sempre cheios e quase sem horários na agenda? É porque alguém indicou, fez um comentário positivo e a outra pessoa foi verificar, acreditando nos critérios de seleção da primeira.

Networking é mais ou menos assim... a gente se relaciona, faz amigos, faz colegas e vai convivendo com estes e vendo seus pontos positivos e negativos. As vezes no período escolar, outras vezes numa mesma empresa e, outras, durante algum evento qualquer (convenções, aniversários, velórios, festas...). Durante todas estas situações, já convivi com inúmeras pessoas, algumas viraram amigos, outras viraram colegas, outras simplesmente se viraram e nunca mais tive notícias.

Tem gente que acha que networking é ficar mandando e-mail com apresentação powerpoint, anjinhos ou novos crimes em shoppings, esses são os piores... vão ficar entupindo sua caixa-postal e ainda vão ficar esperando resposta. E a gente acaba achando que estas pessoas são verdadeiras malas.

Networking é relacionar oportunidades com pessoas certas...

É como confiar o seu carro que deu problema (oportunidade) ao mecânico que você confia (pessoa certa). Ou, voltando às mulheres, é como confiar o cabelo (oportunidade) à cabeleireira (pessoa certa) que ela sabe que não vai inventar moda, que não vai estragar nada, nem cortar mais do que aqueles dois dedinhos que ela pediu “só para tirar as pontas-duplas”.

Já deu para perceber que esta ferramenta possui um elemento importante: confiança. Se alguém não confia no seu profissionalismo, na sua honestidade ou na sua formação, dificilmente se lembrará de você quando a oportunidade aparecer. Da mesma forma você não vai indicar para uma vaga aquele conhecido que te faz pensar: “esse vai queimar meu filme”.

A mensagem é simples, construa a sua rede de contatos e trate-a como um canal duplo. As vezes você aciona os seus contatos, outras vezes eles te acionam. E não adianta fazer isso só quando se está desempregado ou passando por alguma dificuldade, isso é pedir favor. Um networking poderoso é feito quando tudo está bem, quando as coisas estão em ordem, quando você demonstra que aquilo é mais do que uma necessidade, é respeito.

Nenhum comentário: