domingo, 28 de dezembro de 2008

MRP Dentro de Casa

Falar de MRP (Material Requirement Planning) é fácil; existem dois caminhos: a literatura específica no assunto ou a analogia cotidiana. Eu prefiro a segunda. O que aprendi sobre o assunto foi com uma expert: a Dna. Izabel, minha mãe.

Quem tem mais de 30 anos bem se lembra dos tempos de compras no supermercado, dos carrinhos cheios e da inflação. Antes se comprava para diminuir os efeitos corrosivos no salário, hoje se compra o necessário para um determinado período, porque se descobriu que estoque demais é prejuízo e o dinheiro pode ser investido de outra forma.

E por conta desta percepção de custos e dimensionamento de estoques que as empresas, hoje em dia, valorizam um estoque enxuto e eficiente. Tudo representa custo e diminuir o custo fixo (como áreas de armazenagem ou controle das mesmas) é o sonho de qualquer empresário, ou dona de casa...

Minha mãe tem aquilo que chamo de Quatro Módulos Básicos do MRP instalados no seu jeito de lidar com as necessidades da casa e garantir que a produção (refeições) não será interrompida por falta de algum material:

Lista de Materiais: Ela sabe pela experiência e uso quais os materiais imprescindíveis e qual a freqüência de sua utilização. Este saber é contínuo, é aprendido a cada ciclo e sempre tem uma avaliação constante. Menos açúcar, mais sucos, menos refrigerantes, mais arroz, etc.

Controle de Estoque: A dispensa da casa hoje é funcional, ocupa um espaço muito menor e mais dinâmico. Os produtos seguem uma classificação dos itens críticos que não podem faltar (arroz, feijão, cebola, leite...) e dos itens que eventualmente serão utilizados (ervas finas, leite condensado, massa folhada, pimenta...). E outro detalhe: ela sabe onde encontrar quais produtos e quais os melhores fornecedores.

Plano Mestre: Ela tem um plano de contingência para cada situação, se os filhos vão almoçar no domingo por lá, se as netas vão passar uns dias na casa da avó, se receberá visitas ou se ficará apenas ela e meu pai, sem o barulho do resto da família. Para cada demanda, existe um plano de produção.

Compras: Gerenciar o que comprar, onde, quanto e quando comprar faz parte deste módulo. Assim consegue-se comprar as verduras nas hortas, o pão na padaria, o leite no supermercado e o arroz e feijão nos atacadistas. Parece exagero, mas o saldo no final do mês é interessante: a economia é visível.

Em tempos de fast-food e delivery, parece que estes conceitos perderam a importância e existem até críticos ao MRP. Mas, na verdade, qualquer empresa sabe que o planejamento é fundamental para a otimização dos recursos e melhor aproveitamento das disponibilidades. Isso também é um fator de lucro.

Por sorte, aprendi isso em casa, desde os tempos de criança.

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