domingo, 25 de janeiro de 2009

A Rádio Peão Informa a Temperatura

Toda empresa tem sua rádio peão... que é aquele comentário extra-oficial que anda pelo café, pelo refeitório e nos happy hours que sempre acontecem...

A empresa tem que aproveitar e colocar estes comentários numa maneira séria de análise. Isso tem nome: Pesquisa de Clima Organizacional (PCO).

É uma forma de quantificar e qualificar o que a rádio peão anda falando alhures. É realizada com critério, permitindo que as pessoas – de maneira anônima – falem o que pensam e dêem sugestões de melhoria.

O resultado é como se analisássemos a temperatura: calor demais é sinal que alguma coisa vai ferver (e vão fritar alguém); frio demasiado é sinônimo de apatia e desinteresse (e ninguém está levando nada a sério).

Mas as empresas nem sempre reagem de acordo com o objetivo da pesquisa.

Quando ela é massacrada nos resultados, inicia-se uma caça às bruxas, reuniões acaloradas e pescoços na guilhotina, como nos tempos medievais.

Quando os resultados são positivos, ela se acha a gostosona do pedaço e, pior, não dá importância para pequenos comentários que podem significar uma grande oportunidade.

Não existe um modelo de PCO pronto. Cada empresa deve elaborar o seu, de acordo com sua experiência e suas expectativas. Nunca pergunte o que você não quer ouvir ou que não tem competência para realizar.

Entretanto, a empresa deve pensar em alguns pontos chaves, que são obrigatórios para quem quer evoluir e melhorar a coexistência (e os resultados) da empresa com seus colaboradores. Vamos a estes pontos:

Administrar Competências: Cada empresa demanda por determinados profissionais, promover o desenvolvimento de sua equipe de acordo com suas necessidades é uma arte. E valoriza-los por isso também!

Administrar Lideranças: Nem sempre o gerente amigão é a melhor opção. Nem sempre o gerente carrasco é a pior escolha. O que importa e será demonstrado é o quanto cada um deles contribui para os resultados e para as equipes.

Administrar Qualidade de Vida: Porque a vida do colaborador também lhe diz respeito; desde as condições gerais do ambiente de trabalho até os problemas extra-empresa.

Administrar o Futuro: Perceber tendências, expectativas e anseios é a garantia de que a rotatividade será pequena, que sua empresa é atraente aos olhos do mercado e, por fim, que você não vai fechar as portas ou afundar em dívidas trabalhistas.

Transforme a rádio peão num instrumento estratégico e gerencial.

E ganhe com isso!

Um comentário:

Rogerio Novaes - Consultor e Palestrante disse...

Grande João!

Os artigos estão cada vez melhores. Sua pegada sacaz, e a intenção em mostrar aos leitores uma forma bem humorada de entender o universo corporativo está muito boa!

Amigo, quando vamos poder sentar a í no Apto. e tomar uma breeja e blogar ou melhor dar uma upgrade no blog?

Abração!