sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Pode Parar com a Motivação!

Se tem uma palavrinha chata que é usada a todo instante é a tal da “motivação”. São dois os motivos que me levam a não gostar da palavra “motivar”.

1 – Ela vem do latim movere, que significa mover ou estar em movimento
2 – Se você embaralhar as letras de motivar, vai obter vomitar...

O que leva alguém a estar motivado? Recompensa Imediata, só isso... Isso me lembra os estudos de Skinner.

Skinner, psicólogo americano, professor de Harvard, desenvolveu um aparelho chamado Caixa de Skinner, que nada mais era que um caixote onde um rato era colocado dentro e que continha apenas uma alavanca e um fornecedor de alimento. Se o ratinho apertasse a alavanca, um pedaço de queijo caía onde ele estava, recompensando-o.

Ou seja, ele só fazia isso quando sentia fome, só quando precisava. Ou seja, ele tem o que chamamos de Ação Imediatista!

E a capacidade evolutiva? A vontade de ser melhor? De progredir? Ou pelo menos fugir daquele caixote, onde ficava?

O ser humano as vezes é assim também, só sai da sua inércia quando as coisas apertam, só quando “a água bate” é que ele se mexe...

Profissionalmente falando, muita gente se comporta da mesma forma... fica esperando as coisas caírem do céu e depois reclamam quando não acontece e elenca toda sorte de desculpas e culpados para encontrar justificativas.

A palavra certa, logo, não é motivação. É Determinação.

Determinação é aquilo que te faz ir adiante, independente de ser recompensado ou não, porque você sabe que este é o caminho, que não existe espaço para quem quer ficar parado ou esperando. Você segue adiante porque é necessário e ninguém vai se lembrar de quem ficar lá atrás. Você faz o seu melhor, simplesmente porque você é assim.

Winston Churchill, Ayrton Senna , Patch Adams, Irmã Dulce e tantos outros, são bons exemplos de pessoas determinadas. Eles fizeram o que tinha de ser feito. Alguns com condições favoráveis, outros com suporte financeiro, outros contra tudo e contra todos... não era o dinheiro que importava... era a vontade de fazer direito, de fazer bem feito, porque este era o único jeito que eles entendiam suas tarefas.

Não seja mais um rato que vai comer a sua porção de queijo só quando tiver fome, determine-se a viver num mundo melhor e fazer o seu melhor, nenhuma ratoeira vai te prender... nem um caixote.

Que todos nós possamos ser determinados, o mundo agradecerá!

Um comentário:

Rogerio Novaes - Consultor e Palestrante disse...

João!

Sua visão de motivação x determinação foi excelente. Não basta ficar somente no campo das palavras, e você usou exemplos fortes e reais de como uma pessoa pode sair da zona de conforto e partir para a ação.

Parabéns.

Rogério Novaes