segunda-feira, 2 de março de 2009

De Tampinhas a Embalagens de Cigarro

Um hábito que as crianças da minha época tinham era o de colecionar. Colecionava-se qualquer coisa: tampinhas, latinhas de cervejas ou refrigerantes, rótulos, embalagens de cigarro e carrinhos de ferro.

O que a gente não sabia era que estava guardando mais informações do que simples quantidades de embalagens ou latas... a gente estava acompanhando a evolução das empresas, do marketing e – principalmente – do perfil do consumidor.

Nenhuma mudança acontece à toa, nenhum executivo acorda e pensa “hoje vou trocar a embalagem do meu produto” sem que isso tenha um motivo muito sério.

As embalagens e rótulos nada mais são do que reflexos do momento exato da sociedade e do mundo dos negócios. Elas representam o termômetro do que está acontecendo pelo mundo afora e, por fim, representam uma tentativa de manter aquele produto em níveis adequados de venda e consumo.

Vejamos um exemplo rápido...

Você já reparou o quanto uma embalagem de refrigerante mudou? Antigamente era aquela garrafa de 1 litro e a garrafinha de 290ml, que fazia a alegria no almoço de domingo ou nas festinhas infantis respectivamente; depois veio a latinha de ferro, que foi substituída pela latinha de alumínio, a embalagem PET de 2 litros, de 2,5 litros, de 1,5 litro, a PET de 600ml até chegarmos as edições comemorativas com 3 litros.

O que é isso, senão a adequação das indústrias ao momento social, ao aumento do poder aquisitivo, à individualidade do ser humano, às confraternizações, etc.


Isso sem falarmos da praticidade do plástico quando se popularizou e ao retorno da embalagem de vidro quando o plástico representou uma preocupação ecológica. Afinal de contas, nenhum empresário queria ver uma reportagem sobre a degradação do meio ambiente, mostrando um rio, cheio das suas garrafas plásticas boiando...

A todo instante as indústrias estão se adequando ao consumidor.

Uma passadinha rápida no supermercado também pode ajudar-lhe a entender porque existem embalagens tão pequenas de massa de tomate, de enxágües bucais, creme dental, shampoo, pacote de arroz de 1 quilo ou embalagens de salada cortadas e prontas para o consumo. O perfil do consumidor muda e tem muita gente morando sozinha, o que abre novas perspectivas de mercado.

Se você é um adepto das coleções, certamente já deve ter percebido isso com o passar do tempo. Se não é, aconselho-o a começar uma coleção qualquer e perceber que estes produtos acompanham a evolução do mundo e do consumidor.

Aproveite e desperte em seu filho, caso o tenha, o gosto por colecionar. É uma forma divertida e interessante de perceber que tudo evolui, até uma embalagem de chocolate ou uma latinha.


Depois a nostalgia toma conta do resto...

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