domingo, 27 de fevereiro de 2011

Aprenda com os Clássicos!

Existem professores que são verdadeiros “mestres” para nós. Ao longo da minha vida, até hoje, tive seis professores que me orgulho de ter sido aluno e seus ensinamentos foram fundamentais para a construção das minhas crenças e meus valores.

As professoras Leila e Monique e os professores Heitor, Rondon, Djair e Orlando foram pessoas que me ensinaram muito, que me auxiliaram e (mesmo que não saibam) me ajudaram a alimentar a mesma paixão pela educação.

Um destes professores repetia com ênfase: aprenda com os clássicos! Estes livros fizeram o favor de escrever sobre nossas dúvidas e nos ajudam, independente de há quanto tempo os livros foram escritos, por isso são clássicos!

Já que é assim, a coluna de hoje é para compartilhar alguns destes livros... a lista seria infindável, mas vou colocar apenas cinco para aguçar a sua curiosidade. Quando você terminar de ler estes cinco, coloco mais alguns.

História da Riqueza do HomemLeo Uberman. Se você quer compreender as relações de trabalho e capital dos últimos 10 séculos, este livro é imperdível.

Sociedade Pós CapitalistaPeter Drucker. Da Sociedade Capitalista até a Sociedade do Conhecimento, uma leitura agradável sobre esta transição.

A Era dos ExtremosEric Hobsbawn. A melhor leitura sobre o século XX que encontrei. Uma verdadeira aula desde a primeira guerra mundial até queda do muro de Berlin.

A Riqueza das NaçõesAdam Smith. Um dos meus favoritos. Um livro de 1776 que aborda a divisão de trabalho, economia, logística, valor e tantos outros conceitos.

Comportamento OrganizacionalStephen Robbins. Muito daquilo que sua empresa fala hoje em dia (equipe, liderança, etc.) já estava presente neste livro super atual.

Não se espante se você encontrar infinitas semelhanças com os dias de hoje, com aquilo que estamos vivenciando na sociedade e nas empresas... são clássicos!

Como disse, estes foram apenas cinco... mas existem outros tantos que merecem ser mencionados. Ainda estão faltando uns 215 livros, mas já é um bom começo para as próximas semanas.

Que tal compartilhar os seus favoritos também?

O conhecimento só é válido quando compartilhado...

Boa leitura!

2 comentários:

Gislene disse...

Boa noite !!! Adorei o tópico !!!
Já copiei os 5 para comprar e ler... Por favor continue com a altualização, rssss

Beijos
Gi

Anônimo disse...

ótima lista. Eu acrescentaria O Monge e o Executivo e A Arte da Guerra.