segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mudanças

Todo começo de ano encontramos muitas pessoas com novas resoluções, com propostas para fazer do novo ano algo diferente.

Você já encontrou alguém que tenha resolvido mudar para “pior”?

Que aquilo que ele vinha fazendo “bem”, de agora em diante, vai ser feito de maneira “errada” ou que dê “prejuízo” e traga mais dor de cabeça para o indivíduo?

Se você encontrar alguém assim, pode mandar internar!

Da mesma forma, quando falamos em mudar algo é sinal que estamos desejando transformar aquilo que estava sendo feito em algo ainda melhor. Mesmo que o que vinha sendo executado esteja num nível bom, a gente quer sempre melhorar, correto?

A filosofia do Kaizen é basicamente a mesma: mudança para melhor.

Mais uma palavrinha do idioma japonês (com quem temos muito que aprender) e que propõe, através desta filosofia, uma melhoria contínua, na vida em qualquer nível (pessoal, familiar, social, trabalho, etc.).

Para a filosofia Kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo.

Adivinhe em que fábrica automotiva japonesa esta filosofia foi implantada? E lá vamos nós (de novo) para dentro da Toyota.... e olha que não estou fazendo propaganda da empresa, apenas relatando os fatos!

Não existe um modelo único ou exclusivo, cada empresa ou pessoa adapta esta filosofia às suas necessidades... mas basicamente o que este jeito tem de vantagem é o espírito de melhoria.

Na empresa, isso se traduz em diversas palavras: rapidez, resultados imediatos, mudanças, trabalho em equipe, aprendizado, foco, redução, criatividade...

Será que estas mesmas palavrinhas não são aplicáveis à nossas vidas?

Que tal começar?



Nenhum comentário: