domingo, 17 de abril de 2011

Jogos e Atividades

Qual a diferença entre um jogo e uma atividade?

A primeira é uma competição, existe um ganhador e um perdedor.
A segunda é uma recreação, serve para entreter e divertir as pessoas.

Gosto do exemplo dos jogos para ressaltar a importância de uma empresa trabalhar em equipe. Mas trabalhar de verdade, não ficar apenas no discurso e no fingimento de bons amigos.

Se analisarmos um campeonato de futebol, vamos perceber que cada jogador tem uma função específica. Alguns têm o objetivo exclusivo de defender, outros de fazer a conexão entre a parte de trás do time com a parte da frente e, por fim, aqueles que tem a responsabilidade de marcar o gol.

Não é sempre que o atacante é o personagem principal. As vezes o melhor jogador em campo é o goleiro, sinal que a “empresa” não está fazendo as coisas corretamente lá na frente e o pessoal da retaguarda é quem tem que garantir o resultado satisfatório.

As vezes, é o goleiro o maior vilão, todo mundo faz tudo certinho e quando chega na vez dele, entrega os pontos, faz uma besteira e compromete todo um resultado.

Quando um time é campeão, quem aparece na foto oficial? Apenas o atacante, apenas o zagueiro, apenas o lateral? NÃO!!!!

Quando se ganha algo, todo mundo ganha. Alguém pode até ter mais destaque, pois foi o responsável pelo resultado final, mas ele sozinho não faz nada. Por isso que não acredito que exista um único funcionário importante numa empresa.

O presidente é importante, o diretor é importante, o gerente também... mas eles na fariam nada se não tivesse um time de supervisores, assistentes, auxiliares, estagiários, terceirizados e uma série de outras denominações para as mais diversas funções.

Se você duvida, faça o teste...

Dê férias de duas semanas para o pessoal que trabalha na limpeza dos banheiros e das salas... e aproveite e dê férias para o pessoal que trabalha na portaria e recepção da empresa.

Daqui a 15 dias você vai me dizer se estes funcionários não são também tão importantes quanto qualquer outro.

E o placar de um jogo só é construído quando se joga como um time completo.

 

Nenhum comentário: